Ranking aponta pesquisa da UFPel entre as cem mais divulgadas pela mídia em 2015

Um estudo do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sobre a amamentação está entre os cem trabalhos acadêmicos que mais chamaram a atenção da mídia internacional e de redes sociais e blogs na internet em 2015.

A informação é do ranking divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Altmetric, site especializado em mensurar a repercussão pública de artigos científicos em grupos de mídia, Facebook, Twitter e blogs online.

Segundo os dados do Altmetric, a pesquisa coordenada pelos epidemiologistas Cesar Victora e Bernardo Horta ocupa o lugar de número 44 do ranking. O trabalho é o único liderado por pesquisadores brasileiros a entrar na lista.

O estudo, que mostra efeitos da amamentação sobre a inteligência na vida adulta, teve resultados publicados em artigo científico da revista The Lancet Global Health de 18 de março, alcançando a maior divulgação midiática de um artigo na história da The Lancet Global Health, de acordo com a avaliação do Altmetric.

“O efeito da amamentação sobre a inteligência e o desenvolvimento cerebral da criança já estava bem estabelecido até então. O que não estava claro era se esse efeito alcançaria a idade adulta, e nosso estudo apresentou as evidências disso pela primeira vez”, declara o professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, Bernardo Horta.

As conclusões do estudo mostraram que quanto mais longo o tempo de amamentação na infância, maiores os níveis de inteligência, escolaridade e renda financeira na vida adulta. Realizada dentro da pesquisa de Coorte de Nascimentos de 1982 em Pelotas, a pesquisa acompanhou o desenvolvimento de quase 3,5 mil recém-nascidos ao longo de trinta anos.

Veja o ranking completo do Altmetric aqui.

Publicado em 18/12/2015, na categoria Medicina.