05h45min =>Chegada de passageiros e embarque no ônibus.
6h – PARTIDA do ônibus do Centro de Artes UFPel em Pelotas diretamente para Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. (Chegada na CCMQ prevista para 9h30min.)
VOLTA
17h45min =>Chegada e embarque de passageiros no ônibus.
18h – PARTIDA do ônibus da Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre diretamente para o Centro de Artes da UFPel, em Pelotas.
21h30/22h =>Chegada do ônibus em Pelotas diretamente para o Centro de Artes da UFPel.
LISTA DE PASSAGEIROS E INSTRUÇÕES PARA VIAGEM À PORTO ALEGRE disponível aqui.
Dia 1 de novembro de 2023, quarta-feira, haverá o Fórum de estágios em Teatro do RS em Porto Alegre e conseguimos um micro-ônibus pra levar uma comitiva da UFPel! Todos estudantes estão convidados. Bolsistas do Pibid Artes Cênicas e estudantes que já cursaram algum estágio terão prioridade, pois o micro tem apenas 23 vagas.
O curso de Teatro – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu a pontuação máxima (nota cinco) do Ministério da Educação (MEC). A Comissão designada do MEC visitou virtualmente a UFPel, de 30 de agosto a 1º de setembro, para avaliar a organização didático-pedagógica, a composição do corpo docente e a infraestrutura. O relatório do MEC atesta a relevância social do curso e a qualidade na formação de professoras e professores de Teatro.
A comissão considerou “excelente” a organização didático-pedagógica do curso, com destaque à “ótima experiência do corpo docente e da organização geral” da Universidade. No quesito infraestrutura, o esforço institucional para o oferecimento de instalações adequadas para as atividades práticas e de recursos de acessibilidade física, como elevadores e sinalização, foi positivamente avaliado.
Em relação ao corpo docente, entre outros pontos, ressaltou-se o “envolvimento expressivo” em atividades de ensino, pesquisa, extensão, de produção artística e cultural e as práticas de acolhimento a estudantes. A Licenciatura em Teatro da UFPel, atualmente oferecida em turno integral, foi criada nesse formato em 2019, mas está na relação de ofertas da Instituição desde 2008.
Estão abertas inscrições para novo projeto de pesquisa, aberto a alunes do Centro de Artes UFPel.
O projeto Territórios da palavra em performance vai desenvolver pesquisas sobre práticas de atuação envolvendo movimento e voz, em poéticas cênicas que incluam a palavra falada e/ou cantada, com foco nas relações propostas entre a ação física e a ação verbal. Serão desenvolvidos processos criativos, com abordagens específicas da palavra, identificados a esses diferentes territórios cênicos.
A primeira ação de pesquisa será:
– Corpo, Voz e Palavra, sobre práticas de Jorge Parente
Dois atores, dois comediantes, quatro décadas de trabalho dedicadas aos palcos convencionais e alternativos desta cidade. Lauro e Castanha vão relembrando fatos, resgatando personagens, revirando suas memórias, recuperando suas identidades, em um projeto que traz um pouco de seus históricos no teatro gaúcho e também introduz a cena LGBTQIA+, onde são pioneiros e ainda muito atuantes. O espetáculo tem como ideia central o fracasso, mas não no sentido da derrota e sim como material de superação e obstinação. Neste sentido, vão apresentando depoimentos pessoais e personagens icônicos, alguns criados especialmente para o espetáculo, que representam esta variedade enorme de emoções e trabalha com a diversidade e improviso. A constante instabilidade na carreira, o etarismo, as alegrias e conquistas, os momentos de angústia, o amor pela profissão e, sobretudo, a amizade e companheirismo se misturam e registram a trajetória destes dois artistas.
Cenografia: Marco Fronckowiak
Iluminação: Bel Ramil
Trilha sonora pesquisada: João Carlos Castanha
Pinturas das fotos de cena: Ron Selistre,
Arte gráfica: Perseu Pereira
Supervisão musical e locuções: Everton Rodrigues.
Produção: João Carlos Castanha e Lauro Ramalho.
Local:
Auditório Centro de Artes da UFPEL
Rua: Álvaro Chaves, 65
Pelotas
Data e Horário:
04/08/2023 – 20 horas
Exibindo registro(s) 11 a 20 de 223 encontrado(s).