Trabalhos de Conclusão

2017

FERNANDES, Cibele da Silva. A contação de histórias como estímulo para Formação de Espectadores. 2017.

GALINDO, Tais Dias. Teatro nas escolas: análise de duas práticas docentes de egressos da UFPel. 2017.

LUZ, Raissa Bandeira da. TRANSCRIANDO CAIO: Processo de construção do monólogo “Os dragões não conhecem o paraíso”. 2017

MADEIRA JÚNIOR, Mário Ênio Lopes. Terra de Muitos Chegares: memórias de um processo criativo. 2017

ROSA, Tayla Costa. Uma experiência de criação teatral realizada no curso de Teatro Licenciatura na UFPel e suas características em comum com o processo colaborativo. 2017.

2016

PAVELACKI, Bernardo Perini. A Sociedade de Teatro de Pelotas (STEP) e seus Festivais (1962-1971): resgate de um projeto pioneiro na história teatral pelotense. 2016

REIS, Cleverson Ferreira. Adentrando o Ensino Não-Formal: Práticas de um professor de teatro iniciante. 2016.

2015

CARVALHO, Monique Alves. Dramaturgia sonora: um diálogo entre a teoria e a prática da utilização dos sons na cena. 2015.

D’ÁVILA JR., Francisco de Paulo. AÇÃO POLÍTICA NA CENA CONTEMPORÂNEA: um diálogo entre a história e o presente. 2015.

DEMUTTI, Anderson Morais. A experiência estética na JOGATINA: repercussões na educação de jovens espectadores de teatro. 2015.

GALHO, Lucas Ribeiro. O trágico em Anjo negro de Nelson Rodrigues e Combate de negro e de cães de Bernard-Marie Koltès: Possibilidades de leitura. 2015.

GARCIA, Ronaldo Luiz Caramão. Memórias de Espectadores de Teatro de Pelotas. 2015.

LAGO, Lara Leivas. Reflexões sobre o processo de (auto)formação de uma Atriz- Licencianda em Teatro. 2015.

LEITE, Viviane Famil. Para uma poética teatral do frio: conjecturas de uma atriz a partir da Estética do frio de Vitor Ramil. 2015.

MALASPINA JR, Arthur. EXPERIMENTAÇÃO ATORAL entre as teorias do drama e o pós-drama: o heterogênero como gênero contemporâneo. 2015.

MARIANO, Everton de Lima. EXPERIENCIANDO O TEATRO COMUNITÁRIO: A função social do arte-educador comunitário. 2015.

NOGUEIRA, Gabriel Almeida. Oficina de Teatro Down: Todos somos capazes de fazer tudo. 2015.

PORTELINHA, Fátima Zanetti. LÓRI NELSON, UM HOMEM ARTISTA: UMA VIDA DEDICADA À ARTE E À CULTURA. 2015.

PRADO, Carlos Eduardo de Oliveira. A contação de histórias como possibilidade de inserção do jogo teatral na escola. 2015

SILVA, João Henrique Walker. Impressões: o viver teatral. 2015.

SILVEIRA, Larissa Rosado. O TERAPÊUTICO NO TEATRO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE POSSIBILIDADES E LIMITES. 2015.

VIEIRA, Melissa de Sá Britto. Sobre corpos atuantes e vozes cantantes: impressões da prática do uso de exercícios vocais preparatórios para a voz cantada em cena. 2015.

ZANINI, Paula Buratti. Insegurança Emocional no Corpo-Voz: Experiências e Desafios da Emissão Vocal em Cena. 2015.

2014

BARROS, Graziele Soares. A educação problematizadora de Paulo Freire e o ensino de teatro na escola Raphael Brusque. 2014.

BRANDÃO, Paula da Cruz. MICHAEL CHEKHOV E SUA TÉCNICA PSICOFÍSICA DESAFIANDO OS SENTIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2014.

CARVALHO, Diego Fogassi. IDENTIDADE E PRÁXIS TEATRAL: IDENTIDADES EM CRIAÇÃO NA OFICINA DE TEATRO NA COMUNIDADE DE MONTE BONITO E NA FORMAÇÃO DO GRUPO VOCÊ SABE QUEM CIA DE TEATRO. 2014.

COLOMBY, Dagma. Oscarito: relato de caso de uma experiência de dezesseis anos em uma escola pública. 2014

COSTA, Hirina Renner. Reflexões Sobre Uma Experiência de Estágio caminhos em Neurociências para a Educação. 2014.

DIAS, Maurício Mezzomo. Teatro e libertação: O papel e lugar do corpo nos teatros de Boal e Zé Celso 2014.

DUARTE, Tatiana dos Santos. A performance em mim: um estudo metodológico para criação de ato performático partindo da Reperformance. 2014.

FERREIRA, Carolina Amaro. TEATRO E MEMÓRIA: ANÁLISE DE UM TRAJETO EM TEATRO. 2014.

FONSECA, Ândrea Guerreiro. Amador e Profissional no Teatro: reflexões a cerca de suas características e qualidades. 2014.

FREITAS, Ana Paula. Teatro Oficina e Bertolt Brecht: A atualidade do texto “Na Selva das Cidades”. 2014.

FREITAS, Tainara Urrutia. Oxum, Iansã e Iemanjá: as energias dos orixás na construção cênica do Teatro-Ritual. 2014.

FURLAN, Murilo Melloto. O Corpo Poético do Ator: Contribuições do Mimo Corporal para a preparação de atores no processo de criação do musical Hairspray em uma experiência acadêmica. 2014.

LEITE, Allan Luis Correia. O grito: entre a estesia e a expressão corporal. 2014.

LIMA, Flávio Gilberto dos S. de. Notas sobre o entendimento do Tanztheater. 2014

LUZ, Aline de Abreu. A Contação de Histórias e a Utilização de Jogos Teatrais na Sala de Aula Possibilidades para o Trabalho do Unidocente. 2014.

MOHAMMED, Francine Furtado Vieira. Olha o santo: entre o teatro acadêmico e o teatro popular. 2014.

PAIVA, Ana Laura Barros. Reflexão sobre a prática teatral no Projeto Rondon – Operação Canudos 2013: entre a permanência e a efemeridade. 2014.

PINTANEL, Elias de Oliveira. NARRATIVAS DE UM TRABALHO SOBRE SI MESMO. 2014.

SANTOS, Joanderson Floriano Gomes dos. O decolar dos corpos em cena: A valorização da expressão corporal dos surdos potencializada na criação cênica. 2014.

SCHINDEL, Fernanda de Castro. O DESENVOLVIMENTO DA PROPRIOCEPÇÃO NA PREPARAÇÃO CORPORAL DE ATORES ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE MIMO CORPORAL. 2014.

SILVA, Fernanda Heck da. Imagem e jogo: a fotografia como inspiração para a criação de cenas teatrais. 2014.

SOUZA, Juliana Barbachã. A CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TEATRAL DA CRIANÇA. 2014.

2013

BARBOSA, Bianca Ebeling. O Ensino de Teatro: a linguagem teatral e suas influências no desenvolvimento de aspectos da Psicomotricidade. 2013.

BRAGAMONTE, Laura Corrêa. O TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo de caso na Escola Freinet. 2013

BRITO, Jandira Dias de Souza. EXPERIÊNCIA TEATRAL NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: DISCUTINDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 2013

CORREA, Lívia Soares. Escutando, dialogando e “teatrando”: a importância dessas práticas nas ações educativas. 2013.

DUARTE, Ingrid Silva. Teatro, Técnica e Paciência: Diário de uma arte educadora em desespero. 2013.

LOPES, Dionata Oliveira. Projeto de extensão Teatro nas Escolas: Contribuindo na formação de alunos de séries Iniciais. 2013.

MACHADO, Nailê Silva. O GRIÔ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEATRAL. 2013

MORAES, Marina Chaves. A contribuição do fazer teatral na juventude para a constituição de adultos apreciadores de teatro. 2013

RANGEL, Roberta Pires. Corpos em formação: Um treinamento para a pré-expressividade com jovens do Ensino Médio. 2013

ROCHA, Rodrigo Mendes. O uso da prática de sensibilização contextual na criação do espetáculo de intervenção: Tabataba Portugal Tabataba Brasil – do contexto à obra. 2013.

SIERRA, Helen Meireles. Meu bufão, eu bufão: O personagem bufo no corpo do ator. 2013

VARGAS, Vagner de Souza. Ressonadores vocais associados a arquétipos para o trabalho do ator: Uma composição cênica sobre o mito de Prometeu. 2013

VAZ, Patrícia Antiqueira. Caras de Pau:Reflexões Sobre Um Grupo De Teatro Comunitário. 2013

VIEIRA, Lumilan Noda. EM BUSCA DA PRESENÇA CÊNICA: CONTRIBUIÇÕES DO MIMO CORPORAL DRAMÁTICO PARA A CORPOREIDADE DO ATOR. 2013.

2012

ANDRADE, Ana Alice Müller. O TEATRO PELOTENSE ENTRE 1974 E 1986: CRÔNICAS DE UMA ATRIZ. 2012.

BARBOSA JR., Hélcio Fernandes. O Caboclo da Umbanda e o arquétipo do Guerreiro: entrecruzamentos no trabalho do ator. 2012.

KUHN, Neusa Maria. TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE JOÃO BACHILLI: do Colégio Pedro Osório ao Grupo Tholl. 2012.

RODRIGUES, Maurício da Rosa. Núcleo de Teatro da UFPel: fazeres e desnudamento de si. 2012.

SILVA, Flávio Antônio Dornelles. Como nasce um Professor? Os Festivais de Teatro de Pelotas (1985-1989) e a Trajetória de Formação e Memórias de um ator-professor. 2012.

2011

BERNDT, Lucia Elaine Carvalho. COMO JOGAR? REFLEXÕES SOBRE UMA INEXPERIENTE EXPERIÊNCIA. 2011.

FABRES, Valéria Barragana. O fazer teatral na Escola Especial Professor Alfredo Dub: O uso da máscara com alunos surdos. 2011.

LIMA, Joice Ester Ayres. VALTER SOBREIRO JUNIOR, 50 ANOS DE TEATRO: PROCESSOS DE ENCENAÇÃO. 2011.

SILVA, Vanessa Martins. O JOGO DRAMÁTICO E O JOGO TEATRAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA 2011.

SOARES JR., Celio dos Santos. Teatro do Oprimido na Comunidade : á práxis em dois bairros periféricos da cidade de Pelotas. 2011.

TAVARES, Inácio Schardosim. Algumas imagens sobre teatro na educação. 2011.