Colegiado do Curso

O Colegiado é responsável pelas funções pedagógicas e administrativas do curso de Teatro, formado por um coordenador e um coordenador adjunto escolhidos através de consulta à comunidade acadêmica para a gestão de dois anos.

É na Secretaria do Colegiado que os alunos encaminham requerimentos de trancamento e aproveitamento de disciplinas, trancamento geral de matrícula, correções de matrícula [no período correspondente do Calendário Acadêmico], matricula especial, entre outros.

Trancamento de Disciplinas – O trancamento de disciplina serve para quando o aluno desejar trancar apenas algumas disciplinas que está cursando, sejam elas obrigatórias ou optativas. É utilizado, normalmente, pelo aluno que acredita que não conseguirá acompanhar a disciplina e prefere trancá-la ao invés de reprovar ou ficar infrequente. Existe um período para este procedimento que está no Calendário Acadêmico. Além disso, deve-se prestar atenção ao mínimo de créditos a serem cumpridos semestralmente, que não deve ser inferior a 8 (oito).

Trancamento Geral de Matrícula – O trancamento geral deve ser feito no Colegiado dentro do período previsto no calendário acadêmico. Esta possibilidade é utilizada quando o aluno não poderá estudar por algum período, porém não quer perder a vaga. É preciso apresentar uma das 4 (quatro) justificativas: doença do aluno, doença de familiar até 1º grau, trabalho remunerado com incompatibilidade de horários ou serviço militar. Quaisquer outros motivos fora destes apresentados, deverá ser apreciado pelo COCEPE. Poderá ser feito somente a partir do segundo semestre do aluno no curso.

Matrícula Especial – É o período no qual os alunos matriculam-se em disciplinas que não estão na sua grade curricular do semestre, seja do curso, de outro curso do Centro de Artes, ou até mesmo de cursos de outras Unidades Acadêmicas. Ela deverá ser feita junto ao Colegiado do Curso via formulário disponibilizado na guia Documentos Úteis.

Solicitação de Matrícula – Este trâmite ocorre antes do início do semestre e está previsto no Calendário Acadêmico. O aluno deve acessar o Cobalto para fazer a solicitação. Aqueles que não o fazem, devem solicitar a correção da matrícula, junto ao Colegiado, para regularizar a situação. O período de correções é previsto no Calendário Acadêmico e o Curso de Teatro tem realizado estas correções via e-mail. Aqueles que também não fazem esta correção, perdem a vaga no curso, conforme Regulamento da UFPel.