O solo e a água e suas relações com o ambiente são assuntos tratados nos diferentes níveis da educação, desde o ensino básico até o ensino superior.

Eles são componentes essenciais do meio ambiente, desempenhando funções fundamentais no funcionamento dos ecossistemas terrestres. Além disso, esses recursos são utilizados para os mais diversos usos, e muitas vezes, sofrem os impactos do seu uso inadequado.

A existência da vida na terra está ligada a estes dois recursos, portanto, cabe ao homem preservá-los e utilizá-los de forma mais racional possível, conservando-os e melhorando-os.

Diante da importância destes recursos, as crianças, no início de sua formação, já devem conhecer a importância e a essencialidade do solo e da água.

Embora os livros utilizados nas escolas abordem estes temas, atividades práticas e demonstrativas possibilitam que o estudante compreenda mais facilmente determinado assunto e de uma forma mais natural, muitas vezes, aprende-se brincando.

Quando se trata do solo e da água, o próprio ambiente que nos cerca é rico em situações para desenvolvimento destes temas. E isso deve ser aproveitado pelos professores, possibilitando que o aluno saia da sala de aula e visualize o ambiente e suas inter relações.

As atividades aqui propostas podem ser utilizadas em diferentes níveis de ensino e para os mais diversos públicos, bem como os materiais educativos são práticos, fáceis e baratos de serem construídos, possibilitando que qualquer pessoa possa construir e utilizar em suas atividades de ensino.

É importante que o professor desperte a curiosidade dos alunos durante as atividades práticas propostas, indagando-os e questionando-os, fazendo com que eles pensem, reflitam, discutam e busquem repostas para as diferentes situações propostas.