No espaço “O solo e seus usos” trabalha-se com os alunos a percepção deles sobre os diferentes usos e importância do solo, como para a construção de obras, agrícola, descarte de resíduos (lixões), praças e jardins, por exemplo.

Nesta atividade o professor deve dar uma caminhada com os alunos nas proximidades da escola e até mesmo dentro da escola, para que eles possam observar os usos do solo. Se possível, deve-se procurar solos com uso agrícola (uma horta, por exemplo), próximos a rios, solos com construções, praças e jardins, lixões. Além de observar, pode-se abrir trincheiras nesses locais e verificar as diferenças nas características dos solos.

A partir da caminhada, pode-se questionar os alunos sobre a importância do solo, os diversos usos que podem ser dados aos solos.