No espaço “Infiltração e retenção de água no solo” o professor pode trabalhar com os alunos o volume de água que infiltra e que fica retido em diferentes solos compostos por diferentes texturas.

Para esta atividade, corta-se a base de duas garrafas PET. Na ponta da garrafa (parte superior da garrafa, onde tem a rosca da tampa), amarra-se um pano. Uma das garrafas é preenchida com solo arenoso e a outra garrafa com solo argiloso. Outras duas garrafas devem ser cortadas ao meio, pois servirão de suporte para as garrafas que receberam o solo. Após preparar o material, coloca-se o mesmo volume de água para os dois solos e observa-se a infiltração de água no solo. Após cessar a infiltração, colete a água retida nas garrafas utilizadas para suporte e quantifique o volume infiltrado em cada solo.

Com esta atividade estimula-se o aluno a pensar as diferenças de infiltração e retenção de água para diferentes solos, e as diferentes porosidades presentes no solo.

Pode-se questionar o aluno sobre qual o volume de água retido e o volume de água que infiltrou em cada solo, fazendo com que ele calcule esses volumes e pense a respeito dessas diferenças.