O “Espaço Solo e Água”/UFPel, realizou no dia 11 de julho visita-técnica à escola Dr. Jaime de Faria, em Canguçu, momento no qual foram promovidas atividades educativas, relativas à água e solo, com os alunos do 4o ao 9o ano e professores da Escola. Esta escola está próxima a uma das estações de monitoramento do grupo RHIMA da Engenharia Hídrica, que se situa próximo a nascente do Arroio Pelotas. Os professores, alunos e comunidade em geral manifestaram curiosidade com relação aos objetivos daqueles equipamentos e instrumentos.

Na ocasião, foi apresentado aos alunos e professores o Projeto de Monitoramento de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas, onde se abordou a importância regional do projeto, os objetivos e os beneficiados com este monitoramento. Também foram abordadas questões sobre o manejo e conservação do solo e da água, momento em que foram realizadas atividades interativas com os alunos.

Em um segundo momento os alunos e professores visitaram a estação meteorológica instalada nas proximidades da escola, onde o grupo de professores do curso de Engenharia Hídrica vem realizando diariamente medições em tempo real da precipitação, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, radiação solar e intensidade da radiação ultravioleta. No campo os professores discorreram sobre a importância das medições realizadas pela estação meteorológica e observaram e discutiram assuntos relacionados a paisagem, uso do solo, recursos hídricos e meio ambiente.