Reconhecimento como uma iniciativa de divulgação da Ciência do Solo no Brasil

Este espaço foi reconhecido como uma das trinta iniciativas de divulgação da Ciência do Solo no Brasil. Este reconhecimento foi publicado no Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v.39, n.2, de agosto 2014. (link)

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Reconhecimento como uma iniciativa de divulgação da Ciência do Solo no Brasil

FAO lança portal sobre solos

Para acessar  o portal, clique: http://www.fao.org/soils-portal/en/

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em FAO lança portal sobre solos

2015: O ano oficial do solo

A 68ª Seção do II Comitê da ONU aprovou as resoluções da FAO (4/2013 e 5/2013) que estabelecem, oficialmente, o dia 5 de dezembro como Dia Mundial do Solo e o ano de 2015 como Ano Oficial do Solo.

Clique no documento para ver a resolução: Dia mundial do solo 05.12.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em 2015: O ano oficial do solo

15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo

15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo

 O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.

Este dia foi instituído pela Lei 7.876 em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

Dentre os problemas ambientais, a erosão do solo está entre os mais preocupantes, pois pode levar à perdas de solo e de sua capacidade produtiva; fazer o aporte de sedimentos nos rios, causando assoreamento e contaminação dos recursos hídricos; e a degradação dos ecossistemas como um todo, estando associada à questões ambientais, sociais e econômicas.

Estudos têm estimado os danos da erosão em 44 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos e 38 bilhões de euros na União Européia.

Além disso, o solo é a base para a produção de alimentos, atua como filtro e reservatório de água, e é imprescindível para a existência humana e desenvolvimento sustentável.

Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, o “Espaço Solo e Água” elaborou um vídeo para mostrar a importância da data.

Para acessá-lo, clique aqui: Dia nacional da conservação do solo

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em 15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo

Curso de Capacitação de Agentes de Ater em Manejo Sustentável e Conservação dos Solos e da Água

Espaço Solo e Água participou da segunda edição do Curso de Capacitação de Agentes de Ater em Manejo Sustentável e Conservação dos Solos e da Água, oferecido pelo grupo Recursos Hídricos e Meio Ambiente – RHIMA, da Engenharia Hídrica da UFPel, aprovado através do Edital MCT/CNPq/MDA/SAF/DATER Nº 033/2009 – Formação de Agentes de ATER em Manejo Ecológico e Conservação dos Solos e da Água.

O curso foi realizado no Centro de Formação de Agricultores, em Canguçu/RS, com apoio da EMATER-ASCAR.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Curso de Capacitação de Agentes de Ater em Manejo Sustentável e Conservação dos Solos e da Água

Espaço Solo e Água realiza atividade em escola rural de Canguçu/RS

O “Espaço Solo e Água”/UFPel, realizou no dia 11 de julho visita-técnica à escola Dr. Jaime de Faria, em Canguçu, momento no qual foram promovidas atividades educativas, relativas à água e solo, com os alunos do 4o ao 9o ano e professores da Escola. Esta escola está próxima a uma das estações de monitoramento do grupo RHIMA da Engenharia Hídrica, que se situa próximo a nascente do Arroio Pelotas. Os professores, alunos e comunidade em geral manifestaram curiosidade com relação aos objetivos daqueles equipamentos e instrumentos.

Na ocasião, foi apresentado aos alunos e professores o Projeto de Monitoramento de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas, onde se abordou a importância regional do projeto, os objetivos e os beneficiados com este monitoramento. Também foram abordadas questões sobre o manejo e conservação do solo e da água, momento em que foram realizadas atividades interativas com os alunos.

Em um segundo momento os alunos e professores visitaram a estação meteorológica instalada nas proximidades da escola, onde o grupo de professores do curso de Engenharia Hídrica vem realizando diariamente medições em tempo real da precipitação, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, radiação solar e intensidade da radiação ultravioleta. No campo os professores discorreram sobre a importância das medições realizadas pela estação meteorológica e observaram e discutiram assuntos relacionados a paisagem, uso do solo, recursos hídricos e meio ambiente.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Espaço Solo e Água realiza atividade em escola rural de Canguçu/RS

Bem vindo ao “Espaço Solo e Água”

Este é um espaço criado pelo grupo de pesquisa em Recursos Hídricos e Meio Ambiente (RHIMA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), como parte do projeto de extensão “O solo e a água como ferramenta para a educação ambiental”, para divulgar atividades práticas para o ensino de assuntos relacionados ao solo e a água.

Aproveite este espaço para conhecer mais sobre o solo e a água e divirta-se!

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em