Sobre o serviço

O WordPress Institucional UFPel é um serviço construído sobre o software livre WordPress e mantido por uma equipe de técnicos e estudantes da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo deste serviço é proporcionar autonomia às unidades acadêmicas e administrativas da UFPel para construção e manutenção de seus sites.

Vantagens

  • Layouts prontos – basta adicionar o conteúdo;
  • Interface de fácil utilização – não requer conhecimentos de programação ou webdesign;
  • Edição instantânea a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet – dispensa instalação de programas adicionais;
  • Fácil incorporação de conteúdo multimídia de sites populares como YouTube, Instagram, Slideshare e muitos outros;
  • Sistema de busca incorporado ao site;
  • Conteúdo do site disponível também através de feeds RSS;
  • Compartilhamento de conteúdo em redes sociais (Facebook, Twitter e outras) diretamente a partir do site;
  • Ferramentas de elaboração de formulários, para construção de questionários, inscrições para eventos, ou envio de mensagens;
  • Estatísticas de acesso;
  • Baseado em software livre – sem custo para a Universidade.

Restrições

  • Edição do site restrita à interface gráfica – sem acesso a recursos de programação;
  • Sem acesso FTP – todos os arquivos devem ser enviados através da interface do sistema;
  • Limitado aos plugins disponíveis – solicitações de recursos adicionais serão avaliadas pela equipe da STW;
  • Limitado aos temas disponíveis (para personalizar o CSS do tema solicite a ativação do plugin Jetpack).

» Clique aqui para solicitar seu site no WP Institucional

» Acesse aqui o material didático de utilização da plataforma

 

A plataforma WordPress

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS, do inglês Content Management Systemmais utilizado no mercado para construção de websites, oferecendo uma plataforma ágil e de fácil utilização para publicação de todo o tipo de conteúdo, como textos, fotos, documentos e vídeos. É um software livre e de código aberto, o que permite à equipe técnica da UFPel adicionar novas funcionalidades ao sistema e adaptá-lo às necessidades da instituição.

A plataforma WordPress proporciona ao administrador do site total autonomia sobre o conteúdo, através de um ambiente similar a um processador de textos, dispensando conhecimentos técnicos. A manutenção do site é feita, de posse da senha de acesso, a partir de qualquer computador conectado à internet através do próprio navegador (browser), não sendo necessário instalar nenhum programa adicional.

As informações publicadas nos sites podem ser obtidas também através de fluxos (feeds) RSS e, com o recurso de um plugin adicional, através de notificações por e-mail, permitindo aos visitantes manterem-se informados sobre as atualizações, sem a necessidade de acessar o site constantemente.

Histórico

Em 2008, o então Centro de Informática (atualmente Coordenação de Tecnologia da Informação), adotou o WordPress como solução institucional para atender à crescente demanda por websites para unidades acadêmicas e administrativas da UFPel. Os principais critérios que contribuíram para a escolha do WordPress, sobre outras alternativas, foram a facilidade de operação para o usuário final e a alta manutenibilidade da plataforma, que permite hospedar um grande número de sites com uma única instalação do software.

Em 2013, o Portal web da UFPel, que concentra informações de diversos setores da Universidade e recebe mais de 5.000 visitas diárias, foi totalmente redesenhado utilizando o WordPress e um tema personalizado, desenvolvido na própria instituição. O sucesso dessa implantação trouxe ainda mais visibilidade, tanto na comunidade universitária como na comunidade externa, para a robustez e versatilidade do sistema.

Atualmente, o WordPress Institucional da UFPel abriga mais de 600 sites de unidades acadêmicas e administrativas, programas de pós-graduação, professores, disciplinas, eventos e projetos. O software é instalado localmente em equipamentos da própria Universidade, e uma equipe multidisciplinar – formada por servidores da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), da Coordenação de Comunicação Social (CCS) e por acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Design Digital – trabalha no desenvolvimento de soluções personalizadas para a plataforma, visando atender às necessidades específicas de cada site.