Início do conteúdo

Está disponível a base de dados jurídicos vLex

A Coordenação de Bibliotecas (CBib) informa que está disponível a base de dados vLex, que oferece uma grande biblioteca jurídica online. Seu conteúdo inclui jurisprudência, legislação, doutrina jurídica, revistas, e-books, enciclopédias, dicionários, jornais destacados da imprensa mundial e modelos de contratos e peças processuais. Todo este conteúdo é acessível através de um portal de busca amigável e de rápido acesso.

As publicações são provenientes de mais de 130 países e totalizam mais de cem milhões de documentos, abrangendo mais de 5,5 mil livros jurídicos e mais de 1,5 mil periódicos, incluindo obras de editoras brasileiras renomadas, como a LTr, Malheiros e Mundo Jurídico, sempre na edição mais atual.

A base disponibiliza, ainda, códigos e leis atualizados e compilados manualmente pelos documentalistas da vLex, sendo, por exemplo, 616 textos legislativos do Brasil (incluindo Constituição, Códigos e leis com força de código), 438 da Argentina, 46 da Itália, entre outros. Um tradutor potente pode ser usado para encontrar o termo correto da pesquisa em 13 idiomas. A UFPel oferece acesso a vLex desde 2012, feito via Proxy de forma remota ou livre dentro da Instituição.

Segue abaixo as instruções de acesso à vLex:

1 – Os usuários que estiverem dentro da instituição poderão entrar na vlex simplesmente através do link: http://vlex.com/account/login_ip. Caso contrário, torna-se necessário configurar o proxy – veja como clicando aqui.

2 – Uma vez dentro da base, os usuários poderão criar uma conta individual (vinculada à instituição) com nome de usuário e senha pessoais. A partir daí, eles acessarão a vlex em qualquer lugar (e de qualquer dispositivo, incluindo tablets e smartphones) entrando em app.vlex.com, com o nome de usuário e senha criados.

Publicado por em 25/06/2014, na categoria Notícias.