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O que muda com o SEI

A implantação do SEI encontra-se alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPEL. Ao referenciar o tema Gestão Institucional, o PDI enfatiza: “para bem cumprir seu papel, a gestão deve, também, zelar pela efetividade de suas ações, pelo uso sustentável dos recursos, pelo aperfeiçoamento de seus métodos de trabalho, incorporando novos conhecimentos e tecnologias”. Dessa forma, dado o contexto de aplicação do SEI, pode-se destacar sua importância e alinhamento aos seguintes objetivos:

  1. implantar e avaliar programas voltados para a implementação do PDI;
  2. tornar mais eficiente a gestão institucional;
  3. padronizar processos e implantar sistemas informatizados que qualifiquem as aquisições de bens e serviços;
  4. implementar sistema que propicie drástica redução do uso de papel nos processos administrativos.

A implantação do SEI apresenta benefícios para o serviço público e para o cidadão, entre os quais podemos destacar:

  • reduzir a tramitação dos procedimentos em meio físico;
  • integrar sistemas de processo eletrônico de outros órgãos e entidades da Administração Pública Federal;
  • melhorar a gestão, otimizar fluxos de trabalho e racionalizar despesas administrativas;
  • garantir a qualidade e confiabilidade dos dados e das informações disponíveis;
  • proporcionar maior ganho de produtividade e celeridade na tramitação de processos;
  • promover a satisfação do público usuário;
  • assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade da ação governamental e promover a adequação entre meios, ações, impactos e resultados;
  • promover a utilização de meios eletrônicos para a realização dos processos administrativos com segurança, transparência e economicidade;
  • ampliar a sustentabilidade ambiental com o uso da tecnologia da informação e da comunicação; e
  • facilitar o acesso do cidadão às instâncias administrativas.