Início do conteúdo
Sobre

Contextualização

A informação é um ativo muito importante para qualquer instituição, podendo ser considerada, atualmente, o recurso patrimonial mais crítico. Informações adulteradas, não disponíveis, sob conhecimento de pessoas de má-fé ou de concorrentes podem comprometer significativamente, não apenas a imagem da instituição perante terceiros, como também o andamento dos próprios processos institucionais. É possível inviabilizar a continuidade de uma instituição se não for dada a devida atenção à segurança de suas informações.

Desta forma, a segurança da informação visa garantir a integridade, confidencialidade, autenticidade e disponibilidade das informações processadas pela instituição.

Motivação

De acordo com alguns relatórios elaborados por empresas da área de segurança da informação, como por exemplo o “State of Cibersecurity – Implications for 2016” produzido pela ISACA, existe um aumento do número dos ataques a organizações e indivíduos, e os mesmos têm evoluído em termos de sofisticação técnica. 75% dos entrevistados dão como certo o fato de que serão vítimas de ciberataques em 2016. O relatório conclui que é necessário investir ainda mais em conscientização dos usuários uma vez que ataques envolvendo técnicas de engenharia social dependem do fator humano.

Objetivos

Apesar da segurança da informação transcender à área de Tecnologia da Informação (TI), o setor responsável pela TI da UFPel, seguindo orientações dos órgãos federais de controle e legislação vigente, tem se empenhado para fomentar e implementar boas práticas de segurança na Universidade. Neste sentido, em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP/PROGEP), é possível citar a palestra “Segurança na Internet: Navegar é preciso, arriscar-se não!” promovida em novembro de 2014, e os cursos de capacitação “Segurança digital: Proteja seu trabalho e sua vida pessoal” realizado em maio de 2015 e “Segurança Digital: uma abordagem prática para proteção do seu ambiente de trabalho e da sua vida pessoal” oferecido em abril de 2016.

Visando atender os desafios em torno da segurança da informação e as demandas levantadas nos cursos de capacitação, foi elaborado este site que tem como objetivo principal disseminar dicas de segurança da informação para membros da comunidade da UFPel. Além disso, o site irá centralizar as iniciativas em torno do tema, como as desenvolvidas pelo Comitê Gestor de Segurança da Informação.