Início do conteúdo
Backups

Mais cedo ou mais tarde provavelmente algo dará errado e você perderá seus arquivos, documentos pessoais ou fotografias. Exemplos incluem a exclusão acidental de arquivos errados, falhas de hardware, perda ou roubo de seu notebook ou infecção por malware de seu computador. Em momentos como esses, backups são normalmente a única maneira de reconstruir a sua “vida digital”. Neste link é explicado o que é backup, como executá-lo e como decidir qual a estratégia mais indicada para seu caso.

De acordo com o documento mencionado, produzido pelo Instituto SANS (reconhecido na área de segurança da informação), existem duas maneiras de fazer backups: em meios físicos ou em armazenamento baseado na nuvem. Para maiores detalhes sobre as vantagens e desvantagens de cada método, a CTI indica a leitura completa do documento.

A seguir são listadas algumas ferramentas que podem auxiliar na automatização da tarefa de backup.

  • Soluções para backup em nuvem (dados pessoais):
  • Solução para backup em nuvem (dados institucionais):
    • Decreto Nº 8.135/13:
      • “Art. 1º As comunicações de dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão ser realizadas por redes de telecomunicações e serviços de tecnologia da informação fornecidos por órgãos ou entidades da administração pública federal, incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista da União e suas subsidiárias.
      • § 4º  O armazenamento e a recuperação de dados a que se refere o caput deverá ser realizada em centro de processamento de dados fornecido por órgãos e entidades da administração pública federal.”
    • Tendo isto em vista, a CTI oferece o serviço DocsUFPel, atualmente disponível para técnicos-administrativos e docentes.

O armazenamento em nuvem oferece algumas vantagens, como a possibilidade de acessar seus documentos de qualquer lugar. No entanto, isto pode trazer novos riscos – vários casos de roubo de dados, principalmente fotos, ganharam repercussão mundial. Para proteger os dados, algumas das soluções mencionadas oferecem a “autenticação de dois fatores”. Leia mais sobre em “Verificação de Duas Etapas (SANS)“.