Vídeos das palestras do I SAD estão disponíveis

Através de parceria estabelecida com o Laboratório de Audiovisual do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas, foi possível realizar o registro de todas as palestras ocorridas no I Simpósio sobre Análise de Discurso, evento que aconteceu nos dias 1° e 2 de junho de 2017 no Auditório da Faculdade de Direito da UFPEL.

É possível ter acesso às palestras através do Canal do evento no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdwSmIUIUxcNKUAGwINEhbA

Conferências do I SAD

O I Simpósio sobre Análise de Discurso contará com três conferências. Os títulos das conferências estão abaixo listados:

Conferência de abertura, pela Profa. Dra. Aracy Graça Ernst (UCPEL): “O cinismo na política midiática: Um dos tantos casos da Globo News”.

Conferência de entremeio, pelo Prof. Dr. Pedro de Souza (UFSC): “O efeito de presença na e pela voz em documentários sobre vida de cantores”

Conferência de encerramento, pela Profa. Dra. Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS): “Os desafios de um analista de discurso: um processo sem início e nem fim

Mesa 1: Análise de Discurso, Política e Resistência

As palestras da primeira mesa-redonda do I SAD versarão sobre a política e a resistência na perspectiva da Análise de Discurso. Os trabalhos que serão apresentados são:

“Ousar (re)existir: a roupa do litígio”, pela Profa. Dra. Elizabeth Fontoura Dorneles (UNICRUZ).

“Discursos em confronto: A disputa pelo sentido”, pela Profa. Dra. Elisane Pinto da Silva Machado de Lima (IFSUL).

“Silêncio na Pinacoteca: A libertação dos escravos desde o ponto de vista discursivo”, pelo Prof. Dr. Walker Douglas Pincerati (UNIPAMPA).

Mesa 3: Análise de Discurso, Língua e Ensino

As palestras da terceira mesa-redonda do I SAD versarão sobre a língua e o ensino na perspectiva da Análise de Discurso. Os trabalhos que serão apresentados são:

“Os desafios de ensinar a Análise do Discurso e ensinar com a Análise do Discurso”, pela Profa. Dra. Carolina Fernandes (UNIPAMPA).

“Língua, leitura, interpretação: Pensando sobre ensino pelos caminhos da Análise do Discurso”, pela Profa. Dra. Marilei Resmini Grantham (FURG).

“O processo de construção identitária na escola: Quem sou eu diante do outro?”, pela Profa. Dra. Rosely Diniz da Silva Machado (FURG).

Mesa 2: Análise de Discurso, Corpo e Voz

As palestras da segunda mesa-redonda do I SAD versarão sobre o corpo e a voz na perspectiva da Análise de Discurso. Os trabalhos que serão apresentados são:

“A voz do aluno – um dizer que emerge do silenciamento, da opressão”, pela Profa. Dra. Clóris Maria Freire Dorow (IFSUL).

“Arquiteturas discursivas na moldura do espaço: sobre o corpoarte no onde do aço e do bronze”, pela Profa. Dra. Maria Thereza Veloso (URI).

“Discurso, mídia, sujeito: olhar (para) a transexualidade”, pela Profa. Dra. Mônica Ferreira Cassana (UNIPAMPA).

Inscrições para ouvintes no I SAD estão abertas!

Ouvintes podem fazer inscrição no I SAD através do preenchimento do formulário abaixo:

goo.gl/8Bf0qO

As inscrições para ouvintes ocorrem do dia 10 ao dia 29 de maio, sendo que será necessário realizar a confirmação da inscrição no dia 30 de maio. Os participantes devem enviar um e-mail para ufpelsimposioad@gmail.com confirmando presença no evento.

Submissão de resumos ocorre até o dia 21 de abril

 

As propostas de apresentação de comunicação no I SAD – I Simpósio sobre Análise de Discurso – podem ser submetidas até o dia 21 de abril de 2017. Mestres, doutores e doutorandos podem enviar seus resumos para o e-mail da organização do evento (ufpelsimposioad@gmail.com). Serão selecionadas 20 propostas que serão apresentadas nos dois dias do evento: 1º e 02 de junho de 2017.

As cartas de aceite das apresentações serão encaminhadas no dia 5 de maio de 2017 pela Comissão Organizadora do evento.

I SAD acontecerá em junho na UFPel

É com grande satisfação que divulgamos o I Simpósio sobre Análise de Discurso: A pesquisa em AD na região sul. O evento ocorrerá nos dias 1º e 2 de junho de 2017, na Universidade Federal de Pelotas.

Dentre os palestrantes convidados, estão as professoras Aracy Ernst (UCPel) e Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS), e o professor Pedro de Souza (UFSC).