Saberes e Sabores da Colônia

 

     Desde 2011 a equipe reunida em torno da agenda de pesquisa Saberes e Sabores da Colônia tem percorrido a Serra dos Tapes, buscando conhecer, especialmente a partir da observação das práticas alimentares, um pouco da colônia da região de Pelotas e de sua gente, da diversidade que contempla colonos de distintas origens étnicas e da cultura camponesa que compartilham.O trabalho tem sido realizado, sob coordenação da professora Renata Menasche, através da parceria entre Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura – GEPAC, Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais – LEAA/UFPel e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS/UFPel.

    O estudo contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, através dos projetos de pesquisa Cultura, patrimônio e segurança alimentar entre famílias rurais: etnografias de casos significativos (CNPq 559565/2010-0), Saberes e sabores da colônia: modos de vida e patrimônio alimentar entre pomeranos no Brasil meridional (FAPERGS 1018354/2010) e Saberes e sabores, objetos e imagens da colônia (FAPERGS 2067-2551/13-0).

     Os resultados do trabalho estão contidos em comunicações apresentadas em congressos científicos, artigos publicados, monografias, dissertações e no livro Saberes e Sabores da Colônia (publicado pela Ed. UFRGS, em 2015, e disponível no link https://www.ufrgs.br/gepac/arquivos/livros/saberes-e-sabores_livro.pdf ). E também nos produtos imagéticos elaborados (aí incluído um DVD interativo) e neste site, que pretendem fazê-los chegar a cada canto desta Serra dos Tapes, às suas escolas e organizações rurais, no intuito de fortalecer as iniciativas que buscam valorizar os saberes e sabores da colônia. Ainda através desses produtos, com a restituição dos resultados às famílias e comunidades rurais que participaram da pesquisa, agradecemos a acolhida e parceria no trabalho e reafirmamos a solidariedade com sua luta e o compromisso com a salvaguarda de sua cultura alimentar.

Ao longo do desenvolvimento da agenda de pesquisa Saberes e Sabores da Colônia, as seguintes pessoas participaram da elaboração do material aqui disponibilizado:

Caio Moreto Mazzilli
Carmen Janaina Machado
Carolina Vergara Rodrigues
Claudia Turra Magni
Danielle Neugebauer Wille
Evander Eloi Krone
Flávia Charão Marques
Gabriela Rodrigues Gois
Giancarla Salamoni
Guilherme Rodrigues de Rodrigues
Hamilton Bittencourt
Larissa Mattos da Fonseca
Losane Hartwig Schwartz
Luana Schiavon
Maurício Schneider
Mauro Bruschi
Patrícia dos Santos Pinheiro
Raquel Rau
Renata Menasche
Sablina Clasen de Paula
Sara Coradi
Vania Grim Thies