Início do conteúdo
Projetos de Extensão

TÍTULO: ARCÁDIA CONSULTORIA INTERNACIONAL

Coordenador: Prof. Fábio Duval
Data inicial: 12/06/2018
Data final: 18/06/2021

RESUMO: A Arcádia é uma empresa júnior destinada à prestação de consultoria internacional a pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, governos e organizações de interesse público, preferencialmente, passíveis de passarem por processos de internacionalização. Tem como objetivos específicos:

I – Proporcionar a seus Membros condições necessárias à aplicação prática de conhecimentos teóricos relativos aos aprendizados do curso de Relações Internacionais;
II – Auxiliar a colocação de seus Membros Efetivos no mercado de trabalho, treinando-os para o exercício da futura profissão, sempre com respaldo técnico-profissional competente;
III – Realizar estudos e elaborar diagnósticos e relatórios sobre assuntos específicos de para-diplomacia, internacionalização de empresas e consultoria em relações internacionais;
IV – Assessorar a implantação de soluções indicadas para os problemas diagnosticados por parte de clientes, parceiros, apoiadores;
V – Viabilizar o reconhecimento profissional e acadêmico dos alunos e professores do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas, dentro da Universidade; e
VI – Desenvolver as habilidades intrapessoais e de liderança, visando a gestão de pessoas e incentivando sempre o trabalho em equipe.


TÍTULO:  PELOTAS MODEL UNITED NATIONS (PELOTAS MUN)

Coordenador: Prof. William Daldegan
Data inicial: 11/12/2019
Data final: 11/12/2023

RESUMO: O Pelotas Model United Nations é um projeto realizado pelos alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas. O projeto tem o intuito de simular os comitês da Organização das Nações Unidas (ONU). Tópicos emergentes da agenda mundial são discutidos pelos participantes durante o execução do projeto – geralmente no mês de outubro de todo ano. Além de difundir conhecimento sobre o próprio funcionamento do sistema da ONU evidencia debates sobre problemas internacionais contemporâneos.

LINK: https://wp.ufpel.edu.br/pelotasmun/


TÍTULO: VOZES CRÍTICAS ­- CAFÉ GEOPOLÍTICO

Coordenador: Prof. Charles Pennaforte

Em fase de cadastro no Cobalto

RESUMO: O projeto visa proporcionar ao seu público-alvo embasamento teórico-analítico crítico dos grandes temas da atualidade que envolvem as Relações Internacionais, a Geopolítica e os aspectos da Cultura contemporânea.


TÍTULO:  CONJUNTURI – ANÁLISE DE CONJUNTURA INTERNACIONAL

Coordenador: Prof. Fábio Duval
Data inicial: 21/03/2019
Data final: 17/12/2020

RESUMO: O projeto tem como objetivo incentivar a reflexão sobre temas da agenda internacional e suas interações com os planos interno, regional e local junto à comunidade local e aos alunos da rede pública de ensino médio. Para atingir este objetivo o projeto conta com dois instrumentos: a organização de palestras abertas à comunidade no Centro de Integração do Mercosul e a apresentação de ciclos de palestras junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas. Este projeto vem ganhando força e ampliando suas áreas de atuação desde sua primeira versão, em 2013. As palestras abertas à comunidade são organizadas em três eventos por ano, nos quais se traz algum intelectual com notório conhecimento no tema. Estas são abertas a toda a comunidade. E junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas, são apresentados ciclos de quatro palestras aos alunos de ensino médio, com vistas a contribuir para seu conhecimento de temas internacionais candentes e auxiliá-los na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


TÍTULO:  VOZES DO MUNDO

Coordenador: Prof. Fábio Duval
Data inicial: 13/03/2019
Data final: 16/12/2020

RESUMO: O projeto de extensão Vozes do Mundo é o projeto no qual está abrigado o programa de rádio homônimo, veiculado semanalmente pela RádioCom Pelotas 104.5 FM e pela internet desde março de 2018. O programa Vozes do Mundo tem como objetivo apresentar para a comunidade em geral, da cidade de Pelotas, adjacências e nacionalmente, os temas relacionados à política internacional, em uma linguagem acessível e palatável ao grande público. Ademais, o projeto tem como objetivo, também, proporcionar aos alunos a formação necessária e a experiência na fala pública e em veículos midiáticos. Outrossim, o projeto também visa a, complementarmente, tornar o campo de estudos das Relações Internacionais e o curso de Relações Internacionais da UFPel conhecidos do grande público, de modo contribuir para tornar este uma referência regional e nacional nos temas afeitos à política internacional.


TÍTULO: Relações Internacionais e mercado de trabalho – Preparando o corpo discente para o futuro

Coordenador: Prof. Bruno Sadeck
Data inicial: 31/05/2021
Data final: 31/05/2022

RESUMO: O projeto busca propiciar um espaço de diálogo e intercâmbio entre o corpo discente do curso de Relações Internacionais da UFPel e profissionais da área internacional em diversos setores, a fim de mostrar aos alunos os desafios do mercado de trabalho, bem como prepará-los para o futuro. Em 2021, o curso de Relações Internacionais da UFPel completa 11 anos de sua criação e sua implementação na cidade de Pelotas. Diante desse momento e dos desafios existentes do mercado de trabalho atual, é importante fomentar ao corpo discente um espaço de diálogo, de intercâmbio e troca de experiências com profissionais que atuam no dia a dia com a temática internacional, nos mais variados setores como: Diplomacia, Paradiplomacia, Comércio Exterior, Organismos Internacionais, Universidades, Assessoria e Consultoria dentre outros.


TÍTULO: A UFPel e a Agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Semeando um mundo melhor

Coordenador: Prof. Bruno Sadeck
Data inicial: 01/08/2021
Data final: 01/08/2023

RESUMO: O presente projeto visa verificar o conhecimento da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 2015-2030, em 10 (dez) municípios gaúchos (Caxias do Sul, Passo Fundo. Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Rio Grande, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana), bem como no Governo Estadual do Rio Grande do Sul e suas possíveis iniciativas vinculadas aos ODS.
A escolha desses municípios dar-se-á pela importância política, econômica, geográfica e estratégica para o RS, além de representar diferentes regiões do Estado, bem como para a região Sul, para o Brasil e para as relações internacionais do país, por enquadrar cidades localizadas em região de fronteira.


TÍTULO: Cidades-irmãs

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Silvana Schimanski
Data inicial: Agosto/2021
Data Final: Agosto/2025

RESUMO: O objetivo geral do projeto é a promoção das cidades-irmãs de Pelotas (RS), sob a ótica das Relações Internacionais. O município de Pelotas possui três cidades irmãs no exterior: Suzu (Japão), Aveiro (Portugal) e Colônia de Sacramento (Uruguai).  Este projeto prevê diversas ações para a coleta de informações, promoção e divulgação dos instrumentos e atividades já realizadas. Também são previstas ações de estreitamento de relações bem como, de prospecção de novos instrumentos.

Espera-se que os colaboradores do projeto trabalhem em pesquisas documentais, produção de textos, realização de entrevistas semiestruturadas com atores relevantes para os referidos instrumentos, promoção de eventos, entre outros. Entre as atividades, estará a produção e divulgação dos conteúdos para o website criado para esse fim:  https://wp.ufpel.edu.br/cidadesirmas/ .

O projeto contribui diretamente para o perfil do egresso proposto no Projeto Pedagógico do Curso, tanto para as competências e habilidades relacionadas às atividades com interface internacional, quanto para o Eixo de Formação voltado à atividade profissional (previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Relações Internacionais).