>

Capacitação de agentes de ATER em Manejo Sustentável e Conservação dos Solos e da Água

Encerrou-se no dia 28/10/12 mais uma edição do Curso de Capacitação de Agentes de Ater em Manejo Sustentável e Conservação dos Solos e da Água, oferecido pelo grupo Recursos Hídricos e Meio Ambiente – RHIMA, da Engenharia Hídrica da UFPel, aprovado através do Edital MCT/CNPq/MDA/SAF/DATER Nº 033/2009 – Formação de Agentes de ATER em Manejo Ecológico e Conservação dos Solos e da Água.

O curso foi realizado no Centro de Formação de Agricultores, em Canguçu/RS, com apoio da EMATER-ASCAR.

publicado em 3 de outubro de 2012 às 18:10

>

Grupo RHIMA/UFPel apresenta projeto de Monitoramento da Bacia do Arroio Pelotas em Canguçu/RS

Os professores do curso de Engenharia Hídrica/grupo RHIMA/UFPel, realizaram no dia 11 de julho visita-técnica à escola Dr. Jaime de Faria, em Canguçu, momento no qual foram promovidas atividades educativas, relativas à água e solo, com os alunos do 4o ao 9o ano e professores da Escola. Esta escola está próxima a uma das estações de monitoramento do grupo da Engenharia Hídrica que se situa próximo a nascente do Arroio Pelotas. Os professores, alunos e comunidade em geral manifestaram curiosidade com relação aos objetivos daqueles equipamentos e instrumentos.

Na ocasião, foi apresentado aos alunos e professores o Projeto de Monitoramento de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas, onde se abordou a importância regional do projeto, os objetivos e os beneficiados com este monitoramento. Também foram abordadas questões sobre o manejo e conservação do solo e da água, momento em que foram realizadas atividades interativas com os alunos.

Em um segundo momento os alunos e professores visitaram a estação meteorológica instalada nas proximidades da escola, aonde o grupo de professores do curso de Engenharia Hídrica vem realizando diariamente medições em tempo real da precipitação, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, radiação solar e intensidade da radiação ultravioleta. No campo os professores discorreram sobre a importância das medições realizadas pela estação meteorológica e observaram e discutiram assuntos relacionados a paisagem, uso do solo, recursos hídricos e meio ambiente.

publicado em 23 de julho de 2012 às 12:58

>

Monitoramento da erosão em estradas rurais não pavimentadas

Pela importância da contribuição dos sedimentos de estradas rurais não pavimentadas para rios e arroios, o grupo RHIMA iniciou o monitoramento dessa contribuição em alguns locais na Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas, para constituir mais um conjunto de informações sobre a bacia em questão.

publicado em 10 de abril de 2012 às 10:16

>

Monitoramento meteorológico em Canguçu/RS

Diante da necessidade de estudar e entender aspectos relacionados aos recursos hídricos, o grupo de pesquisa da UFPel tem trabalhado intensamente na instalação de equipamentos para monitoramento meteorológico, hidrológico, sedimentológico e de indicadores de qualidade de água e do solo. O município de Canguçu foi escolhido para abrigar a segunda estação de monitoramento do grupo de pesquisa em virtude de sua importância em termos de clima e recursos hídricos. A estação de monitoramento alimentará um banco de informações diário de temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, índice de raios ultravioleta e chuva.



publicado em 10 de abril de 2012 às 10:06

>

Espaço Solo e Água

Como parte do projeto de extensão “O solo e a água como ferramenta para a educação ambiental”, o grupo RHIMA criou o “Espaço Solo e Água”, um espaço virtual onde o grupo divulga atividades práticas para o ensino de assuntos relacionados ao solo e a água.

Confira este espaço em: http://wp.ufpel.edu.br/soloeagua

publicado em 4 de dezembro de 2011 às 14:04

>

Monitoramento da erosão em margens de rios

O grupo RHIMA iniciou o monitoramento da erosão em margens de rios no Arroio Pelotas (Pelotas, RS). Para entender o processo erosivo nas margens dos rios, também está sendo avaliada as características morfológicas e físicas do solo como textura, condutividade hidráulica, porosidade e densidade do solo. Mais informações podem ser obtidas aqui.

publicado em 29 de maio de 2011 às 20:50

>

Monitoramento dos recursos hídricos

O grupo RHIMA instalou uma estação de monitoramento de medição de  nível, vazão e precipitação no Arroio Pelotas (Pelotas, RS), iniciando um monitoramento diário que alimentará um banco de informações desse arroio. Mais informações podem ser obtidas aqui.

publicado em 21 de janeiro de 2011 às 10:46

>

Bem-vindo!

Bem -vindo!

Você está na home page do grupo de pesquisa em Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pelotas.

Aqui você encontra informações sobre o grupo, as pesquisas em desenvolvimento, os trabalhos científicos publicados, os eventos organizados pelo grupo e muito mais.

Aproveite as informações disponíveis!

publicado em 14 de julho de 2010 às 17:30


  • Páginas

  • Visitantes