Projeto de Extensão “Museu Etnográfico da Colônia Maciel”

HISTÓRICO

O Museu Etnográfico da Colônia Maciel, tendo como temática as memórias dos descendentes dos imigrantes italianos que colonizaram a porção rural do município de Pelotas no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, foi implantado entre os anos de 2004 e 2006, pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia – LEPAARQ, com o apoio de equipe técnica, vinculada ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (CERQUEIRA; PEIXOTO; GEHRKE, 2013). Fruto de um projeto de pesquisa, desenvolvido no período de abril de 2000 a maio de 2002, que tinha como objetivo resgatar memória da formação e trajetória da comunidade italiana pelotense, incluía inicialmente a colônia rural e a comunidade urbana de imigrantes, posteriormente escolhendo como foco a região da “colônia”.

Contando com estudos de História Oral, Iconografia e Arqueologia/Cultura Material, o museu revelou-se um instrumento de valorização da identidade dos descendentes de imigrantes italianos (CERQUEIRA; PEIXOTO, 2008). O Museu está localizado na Colônia Maciel, 8° distrito de Pelotas, distante cerca de quarenta quilômetros do centro da cidade.

A escolha desta colônia como núcleo central de desenvolvimento da pesquisa baseou-se em dois critérios: a) foi identificada como a mais representativa da presença italiana na região de Pelotas; e b) apesar de ter sido instalada pelo governo imperial, jamais foi reconhecida como tal pela historiografia, causando, assim, um descontentamento para a comunidade de ítalo-descendentes, que deseja o reconhecimento histórico da Colônia Maciel como a 5ª Colônia Italiana do RS (PEIXOTO, 2003). A instituição se baseia numa parceria triangular entre o Instituto de Memória e Patrimônio, a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura Municipal de Pelotas.

DESCRIÇÃO DO ACERVO

O acervo do museu é composto por uma vasta gama de objetos, das mais variadas tipologias, e está dividido em três grandes grupos: o acervo de História Oral, o acervo Iconográfico e o acervo de Cultural Material.

O acervo de História Oral é composto por 42 relatos orais, gravados e transcritos. Estas entrevistas foram realizadas pela equipe do museu com os mais antigos moradores da região. A forma como estes relatos foram colhidos, obedeceu a uma criteriosa metodologia definida, antes mesmo da criação da instituição. Em um primeiro momento foram mapeados, de acordo com as pesquisas realizadas no ano de 2000, alguns potenciais depoentes, e, a partir deste mapeamento inicial, foram sendo agregados nomes ao rol de portadores de memórias a serem entrevistados. As entrevistas foram todas efetuadas entre o período de 2000 e 2006, paralelamente às atividades de recolha de acervo. Todos estes depoimentos foram coletados de moradores cuja residência estava localizada na Colônia Maciel ou geograficamente próxima. Assim, foram entrevistados não somente descendentes de imigrantes italianos, mas todos aqueles que pudessem falar um pouco mais de como se deu o processo de formação da Colônia Maciel. A grande maioria dos entrevistados nasceu entre as primeiras décadas do século XX. Duas nasceram no final da década de 1910, seis na década de 1920, seis na década de 1930. Os demais nasceram principalmente nas décadas de 1940 e 1950. Além de privilegiarem-se entrevistados nascidos em décadas diferentes, de modo a identificar e compreender as modificações sociais e culturais que ocorreram ao longo dos anos, procurou-se também efetuar entrevistas com ambos os sexos. Assim, foram entrevistados 29 personagens do sexo masculino e 13 do sexo feminino (GEHRKE, 2013).

O acervo Iconográfico é composto por fotografias, desenhos e impressos. Totaliza cerca de 3.000 itens, que estão divididos em diferentes grupos. As cerca de 400 fotografias são documentos históricos visuais, doados pela comunidade, que registram o cotidiano da região em décadas pregressas. Esses documentos, tão logo foram incorporados à instituição, foram digitalizados para que sua conservação fosse otimizada e, assim, fossem evitadas manipulações desnecessárias. As fotografias estão classificadas conforme a procedência. Além disso, o museu possui em seu acervo um amplo número de fotografias produzidas durante a realização das pesquisas. São documentos de caráter etnográfico que registram o cotidiano atual da região, bem como o contexto de formação da instituição.

Por fim, temos o acervo de cultura material que é composto por cerca de 390 objetos de diferentes dimensões e materiais. São objetos que eram originalmente utilizados como artefatos laborais, objetos de decoração, utilitários, mobiliário, paramentos, entre outros.

Localização e contatos

Endereço Vila Maciel – 8º distrito de Pelotas/RS Telefone (53) 8117 5016