Início do conteúdo
    Notícias
  • curso: Conversas de formação: Arte e experiências de si na docência

                O curso Conversas de formação: Arte e experiências de si na docência, é destinado a professoras/es de Artes Visuais atuantes na educação básica e será ministrado pela professora Alessandra Gurgel de forma gratuita e on-line. As aulas serão ministradas de forma síncrona, com um encontro semanal durante 6 semanas. Os conteúdos pedagógicos serão disponibilizados na plataforma, assim como os demais materiais de estudo.

              O minicurso é proveniente de uma pesquisa de doutorado que está em andamento no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), na qual se investiga a importância pedagógica das Artes Visuais nas experiências de si e na formação docente.

    Objetivo: O minicurso tem como objetivo proporcionar um aprendizado compartilhado sobre a importância das imagens artísticas na formação docente e nas experiências biográficas de professoras/es de Artes Visuais ao mesmo tempo que aponta outros caminhos para a atuação docente desta área.

    Dinâmica de estudo: Por se tratar de uma pesquisa-formação, o curso propõe investigar em coletivo as possibilidade pedagógicas e formativas de obras artísticas nas formações de si e nas biografias docentes por meio de análises visuais e escritas biográficas. Nossas análises visuais se darão em ambientes virtuais e em páginas de mulheres artistas.

    Clique no link para assistir o vídeo convite para o curso:

    Inscrições: De 17 a 24/abril/2024.

    Link do formulário de inscrição:   https://forms.gle/Q2r4CFqhxS2fDyUt9

    Período do curso: de 29/abril a 09/junho

    Vagas: 50 (caso haja mais inscritos do que as vagas os excedentes serão colocados em uma lista de espera, e caso haja desistência de algum inscrito os excedentes serão chamados para completar as vagas).

    Confirmação da inscrição: Até o dia 28/abril os inscritos receberão e-mail com orientações de como acessar o curso.

    Outras informações: Se você tem alguma dúvida entrar em contato pelo e-mail:     redecolabora2014@gmail.com  Ou participe do grupo do WhatsApp cujo link está no formulário inscrição.

     

    Alessandra Gurgel – doutoranda PPGE / FaE / UFPel

    Profa. Maristani Zamperetti – orientadora

    Profa. Rozane da Silveira Alves – coordenadora do projeto Rede Colabora

  • Curso Dominando a criação de vídeos interativos com edpuzzle

    O curso Dominando a criação de vídeos interativos com edpuzzle destina-se a professores de Matemática da Educação Básica da Rede Pública.. É um curso gratuito, on-line, com duração de 4 semanas, oferecido em um ambiente virtual de aprendizagem onde serão disponibilizadas as videoaulas e demais materiais. Serão realizadas aulas síncronas em que o professor Rodrigo conversará com os participantes para responder questões e dúvidas sobre o material.

     

    Este curso é uma pesquisa do mestrando Rodrigo Padilha Silveira, aluno do Mestrado em Educação Matemática na UFPel e quer investigar como os vídeos interativos podem contribuir no aprendizado de Matemática.

     

    Assista o vídeo convite para participar do curso:

     

     

    Inscrições:  PRORROGADAS ATÉ 27/MARÇO

    Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/s5QMUEHaHrsEiU4e7

     

    Vagas: 100 (caso haja mais inscritos do que as vagas os excedentes serão colocados em uma lista de espera, e caso haja desistência de algum inscrito os excedentes serão chamados para completar as vagas).

     

    Confirmação da inscrição: Até o dia 24/março os inscritos receberão e-mail com orientações de como acessar o curso.

     

    Outras informações: Se você tem alguma dúvida entrar em contato pelo e-mail:     redecolabora2014@gmail.com  Ou participe do grupo do WhatsApp cujo link está no formulário inscrição.

     

    Rodrigo Padilha Silveira – mestrando PPGEMAT

    Profa. Rozane da Silveira Alves – coordenadora do projeto Rede Colabora

  • Curso de Programação Python, Matemática e jogos para alunos do Ensino Médio

    O curso de Programação Python, Matemática e Jogos destina-se a estudantes do Ensino Médio. É um curso gratuito, on-line, oferecido em um ambiente virtual de aprendizagem onde serão disponibilizados as videoaulas e demais materiais. Semanalmente serão realizadas aulas síncronas em que o professor Jerônimo conversará com os estudantes para responder questões e dúvidas sobre o material.

    Não é necessário conhecimento prévio de programação, pois este é um curso de introdução à programação.

    Este curso é uma pesquisa do professor Jerônimo que faz Mestrado em Educação Matemática na UFPel e quer investigar se a programação Python na construção de jogos auxilia os alunos no aprendizado de Matemática.

    Assista o vídeo convite para participar do curso:   https://youtu.be/nptvnTQuvn0?si=MRiz489M-CzCFICC

    Inscrições: ENCERRADAS

    Vagas: 100 (caso haja mais inscritos do que as vagas os excedentes serão colocados em uma lista de espera, e caso haja desistência de algum inscrito os excedentes serão chamados para completar as vagas).

    Até o dia 25/fev os inscritos receberão e-mail com orientações de como acessar o curso.

    Se você tem alguma dúvida entrar em contato pelo e-mail:     redecolabora2014@gmail.com

    Ou participe do grupo do WhatsApp cujo link está no formulário inscrição.

     

    Prof. Jerônimo Medina Madruga – mestrando PPGEMAT

    Profa. Rozane da Silveira Alves – orientadora e coordenadora projeto Rede Colabora

  • Curso: Educação Financeira com vídeos animados

    A mestranda Raquel Silveira do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPEL convida os alunos dos Cursos de Licenciatura em MatemáticaL Integral, Noturno e a Distância para um curso de formação inicial sobre Educação Financeira  para os Anos Finais do Ensino Fundamental. O curso faz parte de sua pesquisa de mestrado e tem 2 objetivos:

    • Discutir sobre o conteúdo de Educação Financeira a ser trabalhado nos anos finais do Ensino Fundamental.
    • Ensinar a criar vídeos animados com o software Animaker.

    O curso terá duração de 4 semanas de 16/outubro a 10/novembro, na modalidade on-line por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle da UFPel.  Todo material didático estará disponível no Moodle. Semanalmente será feita uma aula síncrona para conversar com os participantes sobre dúvidas do conteúdo. Serão fornecidos certificados de 40h da Pró-Reitoria de Extensãopara os participantes que concluirem o curso.

    Clique no link abaixo para assistir o vídeo convite para participar do curso

    Link do vídeo convite para participar do curso

    Inscrições  encerradas

  • Curso: Possibilidades para o Ensino de Matemática na perspectiva da Educação 5.0

    De 02 a 04/outubro/2023 estão abertas as inscrições para o curso Possibilidades para o Ensino de Matemática na perspectiva da Educação 5.0 destinado a Professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Escolas da Rede Pública de Pelotas e municípios vizinhos: Arroio Grande, Canguçu, Pedro Osório, Piratini, São Lourenço e Turuçu.

    O curso é gratuito, e será ministrado  no ambiente virtual de aprendizagem Moodle/UFPel pela professora Dra. Carla Felcher do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática/UFPel e doutorando Michelsch João da Silva do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unipampa

    O curso será realizado de forma assíncrona e com 6 encontros síncronos, sendo o primeiro deles no dia 14/outrubro quando a professora Carla explicará o funcionamento do curso e suas atividades.

    Assista o  VÍDEO CONVITE  gravado pelas professora Carla explicando como será o curso.

    Período do curso: 14/outubro a 16/dezembro de 2023 

    Vagas: São oferecidas 30 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Os que não conseguirem vagas ficarão em uma lista de suplência, para preencher as vagas de desistentes e serem avisados caso haja abertura de novas turmas do curso. Após o término das inscrições, os participantes que conseguirem vagas receberão e-mail de confirmação e instruções de como acessar o curso.

    Certificado: emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPel – 40 horas

    Contato: redecolabora2014@gmail.com

    Inscrições: encerradas

  • Curso de Educação Financeira com o uso de vídeos animados

         A mestranda Raquel Silveira do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPEL convida os professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública do município de Pelotas a participar de curso sobre Educação Financeira com vídeos animados. O curso faz parte de sua pesquisa de mestrado e tem 2 objetivos:

    • Discutir a Educação Financeira com os professores oferecendo vídeos animados desenvolvidos para que os professores trabalhem com alunos dos anos finais do ensino fundamental;
    • Ensinar os professores a criar vídeos animados com o software Animaker.

    O curso terá duração de 4 semanas de 03/julho a 31/julho, na modalidade on-line por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle da UFPel.  Todo material didático estará disponível no Moodle. Semanalmente será feita uma aula síncrona para conversar com os participantes sobre dúvidas do conteúdo. Serão fornecidos certificados de 40h para os participantes que concluirem o curso.

    INSCRIÇÕES: 27 a 29 de junho de 2023.

    LINK PARA INSCRIÇÃO:  inscrições encerradas

     

    Clique no link abaixo para assistir o vídeo convite para participar do curso

    Vídeo convite para participar do curso

     

    e-mail de contato: redecolabora2014@gmail.com
    Profa. Rozane da Silveira Alves
    Coordenadora do Projeto Rede Colabora / UFPel

  • Projeto: Elas na Matemática com as Tecnologias Digitais

     

    A quem se destina: meninas que cursam do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e que gostam de Matemática.

    Objetivo do projeto: trabalhar conteúdos de Matemática utilizando Tecnologias Digitais.

    Número de vagas: 30 vagas.

    Local: As aulas e reuniões serão realizadas em sala de aula virtual. Encontros presenciais poderão ser realizados nas instalações da UFPEL a partir do segundo semestre letivo de 2022, quando as atividades acadêmicas na UFPEL retornarem de forma presencial.

    Inscrições:    Inscrições encerradas

  • Pesquisa sobre Educação Financeira e Matemática Financeira no Ensino Fundamental II

    A mestranda Raquel Silveira do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPEL convida os professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública a participar de uma pesquisa sobre conteúdos de Educação Financeira/Matemática Financeira.

     

    Vídeo convite para participar da pesquisa

     

    Clicando no link abaixo, os professores podem participar respondendo  um questionário com questões sobre o ensino de Educação Financeira/Matemática Financeira e podem indicar conteúdos que gostariam que fossem disponibilizados em vídeos interativos.

    Vídeos interativos serão elaborados pela mestranda atendendo as indicações dos professores pesquisados e um curso on-line será oferecido aos respondentes mostrando como utilizar os vídeos interativos com seus alunos.

    Você não sabe o que são vídeos interativos? 

    Vídeos Interativos são vídeos preparados para apresentar conteúdos e quando os alunos os assistem,  em determinados pontos o vídeo pausa e apresenta questões sobre o conteúdo para que os alunos respondam. Após a resposta dos alunos a visualização do vídeo continua. Os professores acessam as respostas dos alunos para avaliarem o entendimento do conteúdo apresentado no vídeo.

    Link do questionário   Participações encerradas

    e-mail de contato: redecolabora2014@gmail.com