Sobre a formação

O Bacharel em Química Industrial da Universidade Federal de Pelotas terá uma formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos. Terá condições de atuar nos mais variados campos da Indústria Química e correlatas que envolvam as transformações da matéria, direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias. Esta formação terá como base um currículo flexível permitindo capacitar o profissional de acordo com os seus interesses e preferências de modo a permitir que ele realize atividades profissionais na área da Química ou em áreas correlatas, com ênfase, inicialmente, na aplicação da Biotecnologia, da Agroindústria e dos Recursos Renováveis. O profissional formado deverá ser capaz de introduzir novas tecnologias no mercado, investigar aplicações não usuais de subprodutos, determinar, com precisão científica, que produtos podem ser elaborados a partir dos recursos naturais disponíveis na região e no resto do país. No mercado de trabalho, o profissional poderá atuar ainda em pesquisa, seja no setor industrial com atuação em áreas agroindustriais e de biotecnologia ou em instituições de pesquisa buscando o desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente voltadas para as relações com o meio ambiente e a utilização de recursos renováveis.

A formação Geral e Humanística permitirá exercer plenamente sua cidadania e enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos, além de refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, sócio-econômico e político.

Essa  formação proposta capacitará o profissional a conhecer aspectos relevantes de administração e de relações econômicas, além de saber atuar no magistério superior, de acordo com a legislação especifica.