Palestra Aplicações da Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado com Ablação por Laser em Análises Forenses

Tem sido crescente o interesse na utilização da técnica de Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado com Sistema de Ablação por Laser (do inglês, Laser Ablation – Inductively Coupled Plasma – Mass Spectrometry, LA-ICP-MS), principalmente no campo das Análises Forenses, tendo em vista sua elevada sensibilidade, caráter multielementar, e necessidade de pequena quantidade de amostra para análise. A principal vantagem do emprego desta técnica é a possibilidade de determinações diretas em sólidos, enquanto que a dificuldade de calibração configura sua maior limitação no âmbito da análise quantitativa. As principais aplicações forenses da LA-ICP-MS são para as determinações elementares em vidros e pinturas, relacionados a evidências criminais. Entretanto, outras amostras têm sido atualmente analisadas por esta técnica analítica de determinação como, por exemplo, documentos, joias, porcelanas, etc. Desta forma, neste seminário, serão apresentados os princípios básicos da técnica, abrangendo as principais vantagens e desvantagens, bem como serão apresentadas algumas aplicações em análises forenses.

Data: 14/05/15

Hora: 12h

Local: Sala 301 Prédio 29 (Bioquímica)

Palestrante: Carla de Andrade Hartwig

Graduada em Licenciatura em Química (UFPel – 2009) e Tecnologia em Gestão Ambiental (IFSul – 2010); e Mestre em Química Analítica (Programa de Pós-Graduação em Química – UFPel, 2011). Atua como Técnica no Laboratório de Doenças Infecciosas (Faculdade de Veterinária – UFPel) e cursa Doutorado em Química Analítica (Programa de Pós-Graduação em Química – UFPel), desenvolvendo atividades de pesquisa no Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – UFPel), sob orientação da Prof. Dra. Márcia Foster Mesko.