Substituição de Bolsistas

Instruções para a substituição de bolsistas:

FAPERGS

A substituição de bolsistas da FAPERGS é feita mensalmente, a partir do terceiro mês de bolsa (outubro) até o penúltimo mês antes do término do período de vigência da bolsa (junho).

A documentação para a substituição deve ser encaminhada à PRPPG até o dia 07, para que a substituição possa ser feita dentro do mesmo mês.

Os documentos necessários à substituição são:

1 via do termo de outorga (disponível em http://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/);

(Instruções para preenchimento do termo de outorga: O termo deverá ser assinado pelo bolsista, pelo orientador, e pelas testemunhas; o documento não deverá conter assinaturas digitalizadas; deixar a data em branco; as assinaturas dos envolvidos deverão sempre estar acompanhadas de pelo menos uma cláusula do Termo, para que o documento seja válido).

– 01 via do formulário de substituição (disponível em http://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/);

– relatório final da bolsa, referente ao período do bolsista substituído;

O novo bolsista deve se cadastrar no SigFapergs (página da FAPERGS), anexar cópia de RG, CPF, comprovante de matrícula do semestre em curso e comprovante bancário (conta corrente no Banrisul).

CNPq

A substituição de bolsistas do CNPq é feita mensalmente. A documentação para a substituição deve ser encaminhada à PRPPG até o dia 10, para que a substituição possa ser feita dentro do mesmo mês.

Os documentos necessários à substituição são:

– ficha de cadastro (disponível em http://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/);

– cópia do documento de identidade e CPF do novo bolsista;

– atestado de matrícula do novo bolsista;

– justificativa da substituição assinada pelo orientador.

O novo bolsista deve ter conta corrente no Banco do Brasil.

UFPel

A substituição de bolsistas da UFPel é feita mensalmente. A documentação para a substituição deve ser encaminhada à PRPPG até o dia 10, para que a substituição possa ser feita dentro do mesmo mês.

Os documentos necessários à substituição são:

– ficha de cadastro (disponível em http://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/);

– cópia do documento de identidade e CPF do novo bolsista;

– atestado de matrícula do novo bolsista;

– justificativa da substituição assinada pelo orientador;

para bolsistas PBIP-AF é necessária a apresentação de um dos seguintes documentos:

– No caso de estudante em vulnerabilidade social, apresentar atestado emitido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), comprovando o vínculo do bolsista com um ou mais programas de auxílio da PRAE.

– No caso de estudantes negros, apresentar autodeclaração.

– Os candidatos indígenas devem apresentar cópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração da FUNAI e declaração de liderança do grupo ao qual pertence.

– No caso de pessoa com deficiência, apresentar laudo médico com Código da Deficiência nos termos da Classificação Internacional de Doenças – CID.

O novo bolsista deve ter conta corrente no banco de sua preferência.