Início do conteúdo
Pesquisa

Coordenação de Pesquisa (CPESQ)

Coordenador

Prof. Dr. Marcos Britto Correa

A Coordenação de Pesquisa é o órgão dentro da PRPPGI que executa as políticas de pesquisa definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel. Para tanto, conta com duas estruturas internas: o Núcleo de Apoio a Projetos e o Núcleo de Iniciação Científica. Esta Coordenação tem como principal objetivo a ampliação da relevância da UFPel no cenário nacional e internacional da pesquisa científica e, para tal, executa ações de estímulo à criação e à consolidação de novos grupos de pesquisa, de captação de recursos de órgão de fomento à pesquisa e de divulgação dos resultados obtidos pelos pesquisadores. Mais especificamente, a Coordenação de Pesquisa é responsável: (a) pelo acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa institucionais; (b) pela definição de critérios, pela distribuição e pela implementação de bolsas de iniciação científica e tecnológica; (c) pela organização do Congresso de Iniciação Científica (CIC) e outros eventos de divulgação científica; (d) pela definição de critérios, acompanhamento e prestação de contas de projetos institucionais de apoio à pesquisa; (e) pela divulgação de oportunidades e pelo auxílio na elaboração de projetos para a captação de recursos de órgãos de fomento.

Técnicos Administrativos:

Cristina Rotta Assis

Júlia de Oliveira Islabão

Rafael Pachon Elias

Núcleo de Apoio a Projetos

Descrição

Desenvolve ações de estímulo à consolidação de grupos de pesquisa e à construção de projetos para captação de recursos, tanto do ponto de vista de grupos isolados quanto do ponto de vista de grandes projetos institucionais, integrando diversos grupos e de forma alinhada com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel. Especificamente, este Núcleo é responsável pelas seguintes atividades: (a) acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa institucionais; (b) definição de critérios, acompanhamento e prestação de contas de projetos institucionais de apoio à pesquisa; (c) divulgação de oportunidades e auxílio na elaboração de projetos para captação de recursos de órgãos de fomento. Para tanto, conta com duas seções: a Seção de Orçamento e Finanças para Projetos, responsável pelo suporte orçamentário e financeiro para a elaboração e a execução dos projetos desenvolvidos na UFPel, ampliando a competitividade dos projetos para captação de recursos e reduzindo o impacto burocrático da execução dos projetos para os grupos envolvidos, e a Seção de Registro e Acompanhamento de Projetos.

Núcleo de Iniciação Científica

Descrição

Desenvolve ações de estímulo às atividades de iniciação científica e tecnológica na Universidade, através da organização de eventos, da captação de recursos para bolsas e, principalmente, da definição das políticas de distribuição das bolsas financiadas por órgãos de fomento e pela própria Instituição, de acordo com o que está definido no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel. Especificamente, este Núcleo é responsável pelas seguintes ações: (a) pela definição de critérios, pela distribuição e pela implementação de bolsas de iniciação científica e tecnológica; (b) pela organização do Congresso de Iniciação Científica (CIC) e de outros eventos de divulgação científica.