Início do conteúdo
PDSE/CAPES

PDSE 2023/2024

A CAPES lançou o Edital Institucional para seleção ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) para 2024 com bolsas de duração de 3 a 6 meses. O processo de seleção contará com editais internos, os quais tratarão da seleção dentro de cada Programa de Pós-Graduação. Os editais internos serão publicados nas páginas de cada PPG e também na página da PRPPGI, em seção específica apontada ao final da notícia.

Aos candidatos, recomenda-se fortemente o conhecimento do teor dos editais de seu Programa, do Edital Institucional e do Edital CAPES 30/2023, observando os requisitos e prazos.

Destaque importante para a flexibilização do requisito da proficiência com a previsão do item 8.3., VII do Edital 30/2023:

“VII – ter a declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo coorientador no exterior e a declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo orientador no Brasil, conforme modelos disponíveis nos Anexo II e Anexo III, respectivamente. O candidato poderá, alternativamente, comprovar nível de proficiência na língua estrangeira conforme Anexo IV;”

Por fim, lembramos que o referido processo é exclusivo para estudantes vinculados a Programas com curso de doutorado, com nota mínima 4 na Avaliação CAPES e que não participem do CAPES/PrInt.

Demais informações sobre o PDSE podem ser encontrados na página: https://wp.ufpel.edu.br/prppg/pdse-2024/


PDSE 2023

A CAPES lançou o Edital Institucional para seleção ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) para 2023. Em virtude de mudanças implementadas pela CAPES para o processo, a seleção contará com editais internos, os quais tratarão da seleção dentro de cada Programa de Pós-Graduação. Os editais internos serão publicados nas páginas de cada PPG e também na página da PRPPGI, em seção específica apontada ao final da notícia.

Aos candidatos, recomenda-se fortemente o conhecimento do teor dos editais de seu Programa, do Edital Institucional e do Edital CAPES 44/2022, observando os requisitos e prazos.

Por fim, lembramos que o referido processo é exclusivo para estudantes vinculados a Programas com curso de doutorado, com nota mínima 4 na Avaliação CAPES e que não participem do CAPES/PrInt.

Demais informações sobre o PDSE podem ser encontrados na página: https://wp.ufpel.edu.br/prppg/pdse-capes/pdse-capes-2023/


PDSE 2022

Em 16 de fevereiro de 2022, foi lançado o Edital Institucional para seleção ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Em virtude de mudanças implementadas pela CAPES para o processo, a seleção contará com editais internos, os quais tratarão da seleção dentro de cada Programa de Pós-Graduação. Os editais internos serão publicados nas páginas de cada PPG e também na página da PRPPGI, em seção específica apontada ao final da notícia.

Aos candidatos, recomenda-se fortemente o conhecimento do teor dos editais de seu Programa, do Edital Institucional e do Edital CAPES 10/2022, observando os requisitos e prazos.

Por fim, lembramos que o referido processo é exclusivo para estudantes vinculados a Programas com curso de doutorado, com nota mínima 4 na Avaliação CAPES e que não participem do CAPES/PrInt.

  • Edital 10-2022 PDSE
  • Anexo_II___Proficiencia
  • Anexo_I___Termo_de_Outorga
  • Link para editais internos e resultados dos editais: https://wp.ufpel.edu.br/prppgi/pdse-capes/editais-internos-pdse-2022/

    Cronograma PDSE – 2022

     

    Atividade Prevista Período/Data Responsável

    Seleção interna dos candidatos e publicação do

    resultado final.

    até 31 de março de 2022. Instituição de Ensino Superior

    Inscrição das candidaturas no sistema da CAPES, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação

    obrigatória.

     

    Do dia 04 de abril até o dia 25 de abril de 2022 até as 17 horas (horário oficial de Brasília).

     

    Candidato

    Homologação dos candidatos inscritos no sistema

    da CAPES.

    De 02 à 13 de maio de 2022 ate as 17 horas

    (horário oficial de Brasília).

    Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou

    órgão equivalente

    Publicação da relação das inscrições homologadas. Até 18 de maio de 2022. CAPES
    Análise técnica das candidaturas pela CAPES. A partir do dia 19 de maio de 2022. CAPES

    Publicação da relação preliminar de aprovados na

    análise documental.

    A partir de 22 de junho de 2022. CAPES

    Interposição de recurso administrativo nos casos de

    indeferimento na etapa de análise documental

    Em até 10 dias corridos após a comunicação de

    indeferimento realizada pela CAPES.

    Candidato

    Publicação da relação final de aprovados na análise

    documental.

    A partir de 11 de julho de 2022. CAPES
    Emissão das cartas de concessão. A partir do dia 23 de junho de 2022. CAPES
    Início das atividades no exterior. setembro à novembro de 2022. Bolsista

 

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

PDSE 2020/2021

Em 1o de dezembro de 2020, foi lançado o Edital Institucional para seleção ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Em virtude de mudanças implementadas pela CAPES para o processo, a seleção contará com o regramento do Edital Institucional (link abaixo) e com editais internos, os quais tratarão da seleção dentro de cada Programa de Pós-Graduação. Os editais internos serão publicados nas páginas de cada PPG e também na página da PRPPGI, em seção específica apontada ao final da notícia.

Aos candidatos, recomenda-se fortemente o conhecimento do teor dos editais de seu Programa, do Edital Institucional e do Edital CAPES 19/2020 (retificado), observando os requisitos e prazos.

Por fim, lembramos que o referido processo é exclusivo para estudantes vinculados a Programas com curso de doutorado, com nota mínima 4 na Avaliação CAPES e que não participem do CAPES/PrInt.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

PDSE 2019

Informamos que a CAPES exige, como requisito de candidatura para os editais que prevejam a concessão de bolsa no exterior, a apresentação de teste de proficiência no idioma do país de destino (ou inglês, conforme o caso), bem como de ORCID (orcid.org). Para mais informações acerca do nível de proficiência exigido, orientamos que verifique o edital de seleção do Programa no qual submeterá a sua candidatura. Atenção! O prazo para inscrição do candidato selecionado no Sistema da CAPES (Sicapes) foi prorrogado até às 17h do dia 26 de abril de 2019.

O PDSE foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou ampliar o número de cotas concedidas às Instituições de Ensino Superior (IES), e dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorando no exterior.

A Pró-Reitoria de Pós-graduação das IES, e os PPGs, são responsáveis por divulgar o PDSE, gerenciar suas cotas, selecionar e orientar seus estudantes, homologar as candidaturas aprovadas, divulgar os resultados, realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a CAPES informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.

Os Programas de Pós Graduação participantes do Programa CAPES-PrInt não poderão indicar estudantes para o PDSE.

Inscrição

  • Conferir calendário de inscrição nesta página.
  • O candidato deve apresentar Plano de Pesquisa e toda a documentação necessária para a seleção prévia à Comissão de Seleção de Candidatura em sua Instituição.
  • A IES fará seleção e, se aprovado, o candidato deverá fazer a inscrição online no site da Capes anexando a documentação exigida, para que seja homologada pela Pró-Reitoria. A Instituição, deverá verificar a documentação pertinente à candidatura), validar as inscrições ao PDSE, mediante Homologação na página eletrônica da Capes, atendendo às cotas disponíveis na IES
  • A Comissão fará a análise e seleção e, se aprovado, o candidato deverá fazer a inscrição online no site da Capes anexando a documentação exigida, para que seja homologada pela Pró-reitoria. A Pró-reitoria, deverá verificar a documentação pertinente à candidatura e validar as inscrições ao PDSE, mediante Homologação na página eletrônica da Capes, atendendo às cotas disponíveis na IES. Para a Pró-Reitoria: enviar cópia (Termo ou Ata de Seleção e resultado do Teste de Proficiência).
  • Para implementação da bolsa, o aluno aprovado deve enviar a documentação solicitada, em arquivo .pdf, por meio de seu processo eletrônico, conforme orientação recebida.
  • Requisitos e condições devem ser observados conforme o regulamento de bolsas para o exterior e edital do programa PDSE.
  • É vedado o acúmulo de bolsa destinada à mesma finalidade, quando concedida por agência de fomento brasileira. Estudantes/pesquisadores que já usufruíram da bolsa no exterior não poderão ser contemplados novamente, na mesma modalidade, mesmo após o cumprimento do interstício exigido, exceto para bolsas de pesquisa pós-doutoral.

Cronograma

Etapa Prazo Responsável
Seleção interna dos candidatos e publicação do resultado final Até 08 de março de 2019         IES
Inscrição do candidato selecionado no Sistema da CAPES (Sicapes) Até 26 de abril de 2019 (até às 17 horas)                           Candidato
Homologação dos candidatos inscritos no Sistema da CAPES (Sicapes) De 29 de abril a 17 de maio de 2019       Pró-Reitoria
Emissão das cartas de concessão A partir de 22 de maio de 2019 CAPES
Início das atividades do programa de estudos no exterior Agosto a novembro de 2019 Bolsista

Obs.: O(A) candidato(a) deve inscrever-se na Capes, exclusivamente via Internet, até às 17h00m do último dia para inscrição.