Pesquisa

Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica (CPIC)

Coordenador

Prof. Dr. Rodrigo Ferreira Krüger

Coordenadoria de Pesquisa 

A Coordenação de Pesquisa é o órgão dentro da PRPPG que executa as políticas de pesquisa definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel. Para tanto, a Coordenação conta com duas estruturas internas: o Núcleo de Apoio a Projetos e o Núcleo de Iniciação Científica. Esta Coordenação tem como principal objetivo a ampliação da relevância da UFPel no cenário nacional e internacional da pesquisa científica e, para tal, executa ações de estímulo a criação e a consolidação de novos grupos de pesquisa, de captação de recursos de órgão de fomento a pesquisa e de divulgação dos resultados obtidos pelos pesquisadores. Mais especificamente, a Coordenação de Pesquisa é responsável: (a) pelo acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa institucional; (b) pela definição de critérios, pela distribuição e pela implementação de bolsas de iniciação científica e tecnológica; (c) pela organização do Congresso de Iniciação Científica (CIC) e outros eventos de divulgação científica; (d) pela definição de critérios, acompanhamento e prestação de contas de projetos institucionais de apoio a pesquisa; (e) pela divulgação de oportunidades e pelo auxílio na elaboração de projetos para a captação de recursos de órgãos de fomento.

Técnicas Administrativas:

Cristina Rotta Assis

Júlia de Oliveira Islabão

Veridiana Sander Magalhães

Núcleo de Iniciação Científica

Descrição

Desenvolve ações de estímulo as atividades de iniciação científica e tecnológica na universidade através da organização de eventos, da captação de recursos para bolsas e, principalmente, a definição das políticas de distribuição das bolsas financiadas por órgãos de fomento e pela própria Universidade, de acordo com o que está definido no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel. Especificamente, este Núcleo é responsável pelas seguintes ações: (a) pela definição de critérios, pela distribuição e pela implementação de bolsas de iniciação científica e tecnológica; (b) pela organização do Congresso de Iniciação Científica (CIC) e outros eventos de divulgação científica.

Seção de Eventos

Responsável por organizar e apoiar os eventos de divulgação científica na UFPel, com destaque para a organização do Congresso de Iniciação Científica.

Núcleo de Apoio a Projetos

Descrição

Desenvolve ações de estímulo à consolidação de grupos de pesquisa e à construção de projetos para captação de recursos, tanto do ponto de vista de grupos isolados quanto do ponto de vista de grandes projetos institucionais integrando diversos grupos e de forma alinhada com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel. Especificamente, este Núcleo é responsável pelas seguintes atividades: (a) acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa institucional; (b) definição de critérios, acompanhamento e prestação de contas de projetos institucionais de apoio a pesquisa e (c) divulgação de oportunidades e pelo auxílio na elaboração de projetos para a captação de recursos de órgãos de fomento. Para tanto, conta com duas seções: a Seção de Orçamento e Finanças para Projetos e a Seção de Registro e Acompanhamento de Projetos. Seção de Orçamento e Finanças para Projetos Responsável pelo suporte orçamentário e financeiro para a elaboração e a execução dos projetos desenvolvidos na UFPel, ampliando a competitividade dos projetos para captação de recursos e reduzindo o impacto burocrático da execução dos projetos para os grupos envolvidos.

Seção de Registro e Acompanhamento de Projetos

Responsável por normatizar, registrar, avaliar e acompanhar os projetos de pesquisa institucionais, contando com dois setores: o Setor de Registros e o Setor de Acompanhamento e Avaliação.

Setor de Registros

Responsável por receber os projetos institucionais dos pesquisadores, encaminhar estes projetos para as de mais instâncias da universidade, realizar o registro do projeto quando aprovado por todas as instâncias e realizar modificações nos projetos cadastrados sempre que necessário.

Setor de Acompanhamento e Avaliação

Responsável por acompanhar a execução dos projetos cadastrados na UFPel e avaliar se os projetos estão atingindo os objetivos propostos.

 

Seção de Orçamento e Finanças para Projetos

Chefe: Olga Beatriz Souza Alonso