Inovação

Coordenadoria de Inovação Tecnológica

Coordenador

Rafael Guerra Lund

Descrição

A Coordenação é responsável por liderar as ações de formação de políticas de inovação, geração e transferência de tecnologias e estímulo a formação empreendedora na UFPel. Para isso, a coordenação executará a política de incubação de empresas, parcerias e projetos, inserindo a universidade em ações que visam o desenvolvimento regional. São atribuições da Coordenação: (1) estimular, realizar e gerenciar parcerias com o setor público e privado; (2) dar apoio técnico na preparação de projetos cooperativos e em acordos entre universidade e seus parceiros; (3) implementar a política de propriedade intelectual; (4) promover e incentivar ações de inovação tecnológica e; (5) apoiar e estimular a formação de novas empresas de base tecnológica. Nessa coordenação são definidos dois núcleos que devem estar em consonância com as políticas de pesquisa e pós-graduação da instituição.

Núcleo de Empreendedorismo e Incubação de Empresas

Constitui um grupo dentro da Coordenação de Inovação Tecnológica cujo principal objetivo é a disseminação da cultura do empreendedorismo e a formação de novos empreendimentos através da incubadora de base tecnológica da UFPel. O núcleo estimulará e realizará parcerias e ações para integrar a UFPel em projetos cooperativos e em acordos entre a Universidade e parceiros externos, principalmente na formação de parques tecnológicos e de Arranjos Produtivos Locais – APL.

Seção de incubação de empresas

Implementar e desenvolver a política de incubação de empresas de base tecnológica.

Seção de parcerias e projetos

Responsável pelo desenvolvimento e controle de ações de relacionamento com empresas e órgãos públicos visando apoiar a elaboração e execução de projetos conjuntos.

Seção de Depósitos e Acompanhamentos de Patentes

Chefe: Sílvia Trisch dos Santos Acunha

Núcleo de Propriedade Intelectual e Patentes

Chefe: Glenio do Couto Pinto Jr

Descrição

Responsável pela política de propriedade intelectual da UFPel. O núcleo é responsável pelo relacionamento com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI; pelo suporte a redação e depósito de patentes; pelo acompanhamento das atividades promovidas pela Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual e pelo programa PRÓ-Inova, dos quais a UFPel é signatária; pela promoção de eventos internos na UFPel que tratem da difusão e discussão da inovação tecnológica; e pela implementação de portfólio tecnológico da UFPel.

Seção de depósito e acompanhamento de patentes

Responsável pela abertura e acompanhamento de processos de depósitos de patentes, licenciamento e demais questões referentes à propriedade intelectual.