Histórico 2017/1

Principais ações do Projeto GAMA em 2017/1

              Em 2017/1, as principais atividades desenvolvidas pelo projeto GAMA foram:

1) Cursos Preparatórios para o Cálculo;

2) Atividades de Reforço em Cálculo;

3) Monitorias;

4) Qualificação dos bolsistas do projeto.

              No referido semestre, o GAMA atendeu 516 estudantes de 36 cursos de graduação da UFPel.

              A participação dos estudantes nas atividades do GAMA (por unidade acadêmica) está representada no gráfico a seguir:

Total: 516 estudantes participantes de 36 cursos

CCQFA – Centro de Ciências Químicas e Farmacêuticas/UFPel; CDTec – Centro de Desenvolvimento Tecnológico/UFPel; CENG – Centro de Engenharias/UFPel; FAEM – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel/UFPel; FAT – Faculdade de Administração e Turismo/UFPel; FMET – Faculdade de Meteorologia/UFPel; IB – Instituto de Biologia/UFPel; ICH – Instituto de Ciências Humanas/UFPel; IFM – Instituto de Física e Matemática/UFPel.

1) Curso Preparatório para o Cálculo

              Uma ação importante do Projeto GAMA é o Curso Preparatório para o Cálculo – CPC.

              O CPC busca resgatar conceitos de Matemática Básica e é geralmente oferecido nos recessos acadêmicos da Universidade. A carga horária total desta atividade é de 24 horas e o público prioritário são alunos ingressantes que possuem Matemática em sua grade curricular.

              O Curso conta com material didático próprio, todas as aulas são ministradas por bolsistas, orientadas e acompanhadas presencialmente por professores colaboradores do Projeto GAMA.

              Os principais conteúdos abordados são: Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, potenciação, radiciação, fatoração e produtos notáveis, operações com frações algébricas, simplificação de frações algébricas, inequações do primeiro e do segundo grau.

              Na edição de 2017/1, realizada de 10/04/17 a 19/04/17 (período de recesso acadêmico da UFPel) foram oferecidas duas turmas de 60 vagas cada no turno da noite.

              O gráfico abaixo detalha a distribuição dos participantes nesta atividade, por unidades acadêmicas da UFPel.

Total: 71 estudantes de 24 cursos

              Com o objetivo de fazer uma análise do desempenho dos estudantes no curso, foram aplicados dois testes: o teste de sondagem (10/04/17 – primeiro dia do Curso) e o teste de comparação (19/04/17 – último dia do curso).

              Os dois testes versaram sobre os conteúdos trabalhados durante o CPC e apresentaram o mesmo grau de dificuldade.

              Os gráficos abaixo representam os percentuais de rendimento nos testes, onde o resultado é considerado bom se o aluno obteve mais de 70% de acertos no teste, rendimento razoável entre 40% e 70% e rendimento abaixo do esperado se o percentual de acertos no teste for inferior a 40%.

              Pode se perceber, nos gráficos acima, a visível melhora no desempenho dos estudantes participantes.

              Com o objetivo de acompanhar os estudantes que participaram do CPC nas respectivas disciplinas de matemática cursadas no semestre 2017/1 foi realizado, ao final do referido semestre, o levantamento da situação (Aprovado/reprovado/infrequente/outro) relacionado este dado com a frequência dos estudantes no CPC.

              Os resultados podem ser verificados nos gráficos abaixo.

2) Atividades de Reforço em Cálculo

              Outra ação importante que o Projeto GAMA desenvolve são as Atividades de Reforço em Cálculo.

              Nesta atividade, que começou em 2014/2 em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, são disponibilizadas turmas onde são desenvolvidas atividades de reforço em matemática de nível fundamental, médio e superior, com prioridade para estudantes matriculados em disciplinas de  Cálculo Diferencial na UFPel e com 50% das vagas destinadas a acadêmicos bolsistas da PRAE.

              Em 2017/1 foram oferecidos quatro módulos, cada um com seis turmas de aproximadamente 50 alunos cada.

              As aulas, que contemplam revisão da parte teórica e resolução de exercícios, ocorrem em dois formatos: Algumas turmas em horários intermediários (entre turnos) das 17:00 às 19:00, com dois encontros semanais e outras turmas com um único encontro semanal de 4 (quatro horas), aos sábados.

              Todas as aulas possuem material didático próprio, desenvolvido pelo projeto GAMA, são ministradas por bolsistas sob a orientação e acompanhamento presencial de um dos professores colaboradores do projeto GAMA.

              Ao longo dos quatro módulos, foram trabalhados  os conteúdos de funções reais de uma variável real (Módulo I), limites de funções reais de uma variável real (Módulo II), derivadas de funções reais de uma variável real (Módulo III) e integrais de funções reais de uma variável real (Módulo IV).

              As inscrições nas atividades de Reforço em Cálculo são realizadas individualmente para cada módulo, através da página do Projeto. O participante considerado frequente (pelo menos 75% de presença), recebe um certificado de participação de 12 horas por módulo.

As aulas de reforço são utilizadas também como forma de divulgar as demais atividades do projeto GAMA, tais como monitorias e demais Cursos oferecidos ao longo dos semestres letivos e durante os recessos acadêmicos.

A seguir estão representados graficamente os resultados os principais dados referentes às Atividades de Reforço em cálculo em 2017/1.

Módulo de Funções

               O gráfico abaixo detalha a distribuição dos participantes nesta atividade, por unidades acadêmicas da UFPel.

Total: 87 estudantes de 26 cursos

               Os gráficos a seguir relacionam a frequência dos estudantes no módulo de funções com a respectiva situação (Aprovado/reprovado/infrequente/outro) do mesmo na disciplina de matemática cursada em 2017/1.

Módulo de Limites

               O gráfico abaixo detalha a distribuição dos participantes nesta atividade, por unidades acadêmicas da UFPel.

Total: 91 estudantes de 28 cursos

               Os gráficos a seguir relacionam a frequência dos estudantes no módulo de limites com a respectiva situação (Aprovado/reprovado/infrequente/outro) do mesmo na disciplina de matemática cursada em 2017/1.

Módulo de Derivadas

               O gráfico abaixo detalha a distribuição dos participantes nesta atividade, por unidades acadêmicas da UFPel.

Total: 153 estudantes de 30 cursos

                Os gráficos a seguir relacionam a frequência dos estudantes no módulo de derivadas com a respectiva situação (Aprovado/reprovado/infrequente/outro) do mesmo na disciplina de matemática cursada em 2017/1.

Módulo de Integrais

               O gráfico abaixo detalha a distribuição dos participantes nesta atividade, por unidades acadêmicas da UFPel.

              Os gráficos a seguir relacionam a frequência dos estudantes no módulo de integrais com a respectiva situação (Aprovado/reprovado/infrequente/outro) do mesmo na disciplina de matemática cursada em 2017/1.

3) Monitorias

               Em 2017/1, foram realizados 1124 atendimentos em monitorias, totalizando 275 alunos atendidos nesta atividade.

               O gráfico abaixo detalha a distribuição dos participantes nesta atividade, por unidades acadêmicas da UFPel.

Total: 275 estudantes de 27 cursos

               Os gráficos a seguir representam os percentuais de aprovação/reprovação/infrequência dos acadêmicos que procuraram as monitorias do Projeto pelo menos uma vez ao longo do semestre, pelo menos três vezes (em média um atendimento antes de cada prova da disciplina) pelo menos oito vezes (em média um atendimento a cada duas semanas) e pelo menos dezesseis (em média um atendimento por semana), respectivamente.

4) Qualificação dos bolsistas do projeto

               O projeto GAMA atua de forma especial na formação e qualificação dos seus bolsistas. Atualmente, o Projeto conta com 20 bolsistas de diversos Cursos de Graduação da UFPel. Ao longo de cada semestre, os bolsistas realizam reuniões semanais com os professores orientadores e reuniões gerais para avaliar o desenvolvimento das atividades. Nas reuniões gerais, são também aplicadas provas escritas, chamadas de testes qualitativos, que versam sobre conteúdos referentes à disciplina na qual o bolsista está atuando. Os testes visam ajudar na identificação de lacunas na formação dos bolsistas e são discutidos nas reuniões semanais com os professores orientadores. Cada bolsista possui ainda, em sua carga horária semanal, horas para resolução das listas de exercícios das turmas, reuniões com os professores das turmas atendidas, horas para dedicar a estudos aprofundados em temas relacionados à matemática, sob orientação de professores ligados ao Projeto, preparação e apresentação de trabalhos em eventos.

              Em 2017/1, o Projeto GAMA forneceu mais de 10.000 (dez mil) horas em certificados somente para alunos participantes.