Projeto Cotas promove curso de formação

Na próxima quinta-feira (20/10) ocorrerá a primeira etapa da formação “Questões étnico-raciais e ações afirmativas na sala de aula – diálogos e perspectivas”. O evento é voltado para professores e estudantes de licenciaturas e é promovido pelo projeto “Cotas: um diálogo afirmativo entre a universidade e a escola”. Este projeto é ligado ao curso de História da UFPel, financiado pelo PROEXT\MEC.

O evento ocorrerá no auditório da escola Técnica Estadual João XXIII, que fica na rua Sete de Setembro, 258, Centro de Pelotas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail projetocotas2016@gmail.com.

Haverá emissão de certificado de 40 horas/aula para os participantes, mas as VAGAS SÃO LIMITADAS.

capa

SERVIÇO:
O QUE?
QUANDO?
1° etapa – (20/10, quinta feira) \ 2° etapa – (26/10, quarta feira)
ONDE?
auditório da escola Técnica Estadual João XXIII (rua 7 de setembro, 258, Centro de Pelotas)
INSCRIÇÕES
Limitadas, pelo e-mail projetocotas2016@gmail.com (garante certificado de 40 horas)

www.facebook.com/events/1786670191620496

PROGRAMAÇÃO

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS NA SALA DE AULA – DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS
PRIMEIRA ETAPA: 20 DE OUTUBRO, quinta-feira

MANHÃ (8h30 – 12h):

– Atividade Cultural;

– Roda de conversa: Questões étnico-raciais na sala de aula: inquietações e desafios;

– Convidados/as: Profa. Marielda Medeiros (Ex-assessora da Educação para Relações Étnico-Raciais – SEDUC/RS), Profa. Rosana Pedroso Nunes (Assessoria Afro-Indígena/5ª Coordenadoria Regional de Educação), Profa. Tatiana Cristina Ugoski Rodrigues (EMEF Nestor Crochemore).

TARDE (14h -18h):

Oficinas:
1. Teatro do Oprimido – TOCO (Teatro do Oprimido na Comunidade/UFPel)
2. Personagens negros/as na literatura infantil – Profa. Helenira Brasil (IE Assis Brasil e SECULT)
3. Grafismo indígena: relação entre a alma e alteridade – Kauwá Apuriña (indígena e mestranda em Antropologia/UFPel)
4. História da África – Prof. Paulo Pezat (UFPel)

NOITE (19h – 22h15):

– Atividade Cultural

– Mesa-redonda: Reflexões sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena e a implementação das leis 10.639.03 e 11.645/08

– Convidados/as: Profa. Ledeci Lessa Coutinho (Secretária Municipal de Educação de Canguçu), Prof. Bruno Ferreira (indígena da etnia Kaingang / Instituto Estadual de Educação Indígena Angelo Manhká Miguel / Doutorando Educação UFRGS) e Prof. Caiuá Cardoso Al-Alam (Unipampa)

SEGUNDA ETAPA: 26 DE OUTUBRO, quarta-feira

MANHÃ (8h30 – 12h):