Projeto da UFPel visita cidade de Piratini

DSC_0012

No dia 16 de julho foi realizada uma atividade sobre ações afirmativas na universidade  na cidade de Piratini. A ação foi destinada e contou com a presença de membros de comunidades quilombolas, diretores/as e professores/as da rede pública da cidade. A atividade ocorreu na Casa de Acolhida à Mãe Gestante e contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas da região.

As atividades tiveram inicio com uma dinâmica de expressão corporal, afim de estabelecer um clima afetuoso. Logo mais foi feita a apresentação do grupo de trabalho do projeto “Cotas: um diálogo afirmativo entre a comunidade e a universidade”. Além da explicação e troca de informações sobre a Lei 12.711/12, que torna obrigatória a reserva de vagas em instituições federais de ensino superior vinculadas ao Ministério da Educação, integrantes do projeto e estudantes quilombolas ingressantes por essa política pública na Universidade Federal de Pelotas relataram suas experiências. Foram apresentadas também informações sobre o ingresso específico para quilombolas e indígenas (cursos, vagas, acesso, condições de permanência). A atividade foi muito bem recebida por professores, diretores, estudantes, comunidades quilombolas e pelas irmãs da Casa.

DSC_0107

DSC_0019