Revista de Arquitetura e Urbanismo

Projectare 5

5Capa_Projectare_5

A Projectare é uma revista que inclui trabalhos de alunos, de professores e de egressos da universidade , que experimen- tam a vida profissional e se interessam pelas teorias e conceitos que fundamentam suas atividades. E quando se trata de arquitetura e urbanismo, estão sendo produzidas ao mesmo tempo ciência e arte, demonstrando modos para entender o mundo e mostrando possibilidades, produzindo simultanea- mente conhecimentos e emoções.
Talvez não seja mais preciso observar ou esperar a crise de algum paradigma do conhecimento para ver surgir outro. A velocidade e o modo do consumo e da recuperação do saber contemporâneo pode gerar ciclos menos como ondas eletromagnéticas e mais como estados incompletos, passageiros, difusos e adaptáveis. Ao invés da simples oposição entre diferenças, pode ser momento de justaposição, com valorização das individualidades e determinação para os objetivos coletivos.
Nem tudo pode ser completo, perene, delineado e acertado. Muitas coisas, por suposto quase todas, podem primar pelo oposto. Fazer ciência e arte ao mesmo tempo poder ser uma delas.

Professores Maurício Polidori

ARTIGOS