Encceja 2017 – Inscrições abertas!

Já estão abertas as inscrições para o Encceja 2017! O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos começou a receber inscrições a partir das 10 horas desta segunda-feira, 7 de agosto.

Todos os interessados poderão fazer o cadastro para participar do exame até o próximo dia 18 de agosto, sendo a inscrição online, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no endereço http://portal.inep.gov.br.

O exame será aplicado no dia 22 de outubro de 2017 em todo o Brasil.

O que é o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame gratuito e de participação voluntária, realizado pelo MEC-INEP, ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada para cada nível de ensino.

Constitui-se em um exame para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A partir deste ano, com a publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM não poderão ser utilizados para fins de certificação do Ensino Médio. Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado para participantes que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. O participante deverá optar pelo nível de Ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.

Resultado Encceja 2017

O resultado do exame é divulgado de acordo com o calendário do programa. O portal do INEP possui a íntegra do Edital, bem como diversas informações e dicas que podem te auxiliar na hora de realizar o exame. Por isso é importante dar uma olhada em todo o edital e acompanhar o conteúdo programático do processo do Encceja 2017.

Publicado em 07/08/2017, na categoria Notícias.