Início do conteúdo

ABRA A BOCA SERVIDOR. CUIDE-SE!

Este mês celebramos o Maio Vermelho, alusivo à campanha de prevenção do câncer de boca. A CSQV (Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida) vem alertar os servidores e servidoras da UFPEL quanto aos riscos que o mesmo apresenta e convida todos (as) a participar do projeto que a Faculdade de Odontologia estará desenvolvendo na cidade e região. Para os servidores (as) interessados (as) haverá atendimento na quarta feira (10) à tarde e quinta feira 11 (manhã) no container do Campus Anglo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de boca acomete principalmente homens acima de 40 anos. Os fatores de risco mais conhecidos são o tabagismo, etilismo, Vírus HPV e radiação solar (lábios). Deve-se levar em consideração também a precariedade na higienização oral, dieta pobre em proteínas, vitaminas e rica em gorduras.

Devemos ficar sempre atentos a sinais como mudança na cor da pele e mucosas, endurecimentos, dormências, feridas e edemas. É aconselhável fazer rotineiramente o exame físico e procurar a ajuda de profissionais especializados o mais breve possível, na presença de algum destes sintomas.

Publicado em 09/05/2017, na categoria Notícias.