Início do conteúdo

Gripe não combina com você, vacine-se!

Este ano CSQV vem novamente orientar a Comunidade da UFPel sobre a importância da imunização contra a gripe. A Campanha já iniciou em 17 de abril e se estende até o dia 29 de maio. A vacina encontra-se a disposição gratuitamente nas unidades básicas de saúde do município.

O vírus influenza e seus subtipos causam a doença em muitas pessoas e em alguns indivíduos as consequências podem ser graves e até fatais. A melhor forma de prevenção da gripe é a vacinação, principalmente do grupo onde o risco de complicações é elevado e a eliminação e transmissão do vírus é maior. Devem receber a imunização gratuitamente os idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto,pessoas com doenças crônicas (prescrição médica), profissionais da área de saúde, indígenas, população privada de liberdade  e funcionários do sistema prisional . Este ano os professores do sistema publico e privado também devem se vacinar ( devem apresentar a carteira de registro do MEC ou carteira de identidade junto com o contracheque).

Aqueles indivíduos que não se enquadram nesse grupo podem optar pela vacinação na rede particular.

É importante que todas as pessoas tenham alguns cuidados para que não contraiam o vírus da gripe, entre eles destacamos: restringir contatos sociais desnecessários; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; utilizar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar; lavar as mãos com água e sabão frequentemente; usar álcool gel quando não puder lavar as mãos; evitar visitas a hospitais ; evitar sair de casa estando gripado; evitar ambientes mal ventilados e com aglomeração de pessoas; entre outros.

Para saber qual é a UBS mais próxima de sua casa, consulte o link abaixo:

http://www.cliquesaudepelotas.com.br/#unidades-saude/

Mais informações :

http://portalsaude.saude.gov.br/

 

Publicado em 18/04/2017, na categoria Notícias.