UFPel e caxumba

A comunidade universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) foi surpreendida por um surto  de caxumba  no primeiro semestre de 2016. Os casos investigados foram registrados pelo Serviço de Perícia Médica e o maior público acometido foram os estudantes de diversos cursos.  Professores e alunos da Faculdade de Enfermagem, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, promoveram campanha de vacinação na comunidade universitária, visando diminuir a incidência de novos  casos.

A caxumba é uma doença viral aguda causada pelo vírus Paramyxovírus. A transmissão ocorre através das gotículas de saliva, ao tossir ou contato com pessoa infectada. A maior ocorrência de casos da doença acontece nos meses de inverno e primavera, período de temperaturas mais baixas onde as pessoas tendem a se aglomerar mais frequentemente. O período de incubação da doença (estágio que vai do contágio ao aparecimento dos sintomas) já pode ser contagioso e varia de 12 a 25 dias. O período de transmissão é de 16 a 18 dias. É uma doença comum na infância e a prevenção se dá através de imunização específica. A primeira dose da vacina tríplice (previne sarampo, rubéola e caxumba) deve ser administrada aos 12 meses e a segunda dose aos  15 meses de idade com a vacina tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Com a aplicação das duas doses da vacina, a criança é considerada imunizada.

Nos últimos anos o perfil da pessoa que desenvolve a doença mudou e, segundo o Vice-presidente da sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, “ Há no país  uma geração de jovens adultos que não recebeu as duas doses da vacina contra a caxumba e está mais propensa a ter a doença”. Possivelmente, por isso, a caxumba  deixou de ser uma doença comum  em crianças pequenas e  passou a afetar crianças acima de 10 anos, adolescentes e adultos jovens. Nestes casos os sintomas são mais acentuados e as complicações  mais frequentes. Em mulheres, pode ocorrer ooforite ( inflamação dos ovários) e, nos homens, orquite (inflamação e inchaço doloroso dos testículos). Em casos mais raros, pode acometer o Sistema Nervoso podendo ocorrer encefalite e meningite.

A principal manifestação da caxumba é o aumento de glândulas salivares, principalmente a parótida. Antes disso, aparecem febre, cefaleia (dor de cabeça), dor muscular, dor ao engolir e fraqueza. Como é uma doença viral, o tratamento não é específico, é indicado apenas repouso, medicamentos para alívio da dor e febre e ficar vigilante para o aparecimento de complicações.

caxumba

glandula

Agora que você já sabe sobre a doença, lembre-se que  para prevenir a caxumba e outras doenças virais, são necessárias algumas medidas básicas como: evitar aglomeração de pessoas, higienizar as mãos com frequência (usando água corrente e sabão ou álcool gel 70%)  e  etiqueta respiratória ao tossir. E não esqueça de verificar e manter atualizada a sua carteira de vacinação, a dos seus filhos e demais familiares. A vacina pode ser encontrada na rede básica de saúde do seu município.

images

vacinacao-seringa

Publicado em 28/09/2016, na categoria Notícias.