Início do conteúdo

Cuide do seu coração

 DIA 29 DE SETEMBRO É O DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

coracao-setembro-640x336

 

O coração é um órgão central responsável pelo percurso do sangue, distribuindo-o para todas as partes do corpo, transportando oxigênio e nutrientes necessários para as células que sustentam todas as funções do nosso organismo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares estão entre os males que mais matam no mundo e cerca de 30 a 40% destas mortes poderiam ser evitadas apenas com mudanças de hábitos de vida. A OMS aponta que a hipertensão afeta cerca de um bilhão de pessoas em todo mundo. Anualmente mais de 17 milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças cardíacas. Por outro lado, ressalta que 80% dos ataques cardíacos e infartos prematuros são previníveis.

As doenças do coração como hipertensão, colesterol alto, infarto, AVC, aterosclerose, entre outras, são causadas por fatores genéticos, físicos, emocionais e principalmente pelo estilo de vida das pessoas. São na maioria das vezes, silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Neste caso, alguns indivíduos já apresentam alterações e não sabem, por isso a importância de realizar exames regularmente e principalmente se tiver histórico familiar.

Baseados nesses dados, a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), alerta para os perigos ocasionados pela falta de cuidado relacionado ao coração e sugere que as pessoas adquiram hábitos mais saudáveis, pratiquem atividades físicas, evitem fumar e consumam alimentos mais saudáveis entre outras coisas.

DICAS PARA MANTER SEU CORAÇÃO SAUDÁVEL 

habitos-simples-para-um-coracao-saudavel-1

 

Diminuir o consumo de sal: o uso do sal em excesso proporciona o aumento da pressão arterial, além de ser causa importante para outras doenças do sistema cardiovascular.

Evitar estresse: o estresse emocional aumenta os níveis de pressão arterial e é um fator de risco para doenças cardíacas.

Praticar atividade física regularmente: quando você faz exercícios com frequência, o coração trabalha com mais eficiência. O sangue circula melhor e os vasos sanguíneos ficam mais sensíveis e saudáveis.

coracao_saudavel

Alimentar-se bem: Preferir alimentação balanceada, evitando o sódio (sal) e as frituras. Alimentos ricos em fibras, antioxidantes (ex: aveia, azeite de oliva, frutas cítricas, peixe), aliados a prática de exercícios são fundamentais para a saúde do coração e do corpo como um todo.

Cuidar do peso: A obesidade aumenta o risco de morte por doenças relacionadas ao coração. Isso porque ela causa uma série de alterações no metabolismo, favorecendo doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Cuidar do colesterol: O colesterol é um dos principais fatores de risco para o coração. Pode causar acúmulo de gordura nas artérias dificultando a circulação sanguínea.

Aferir regularmente a pressão arterial: Medir a pressão arterial é a maneira mais fácil de detectar a hipertensão. O diagnóstico precoce é importante para a prevenção e controle de outras doenças relacionadas. Pessoas de todas as idades devem fazer a verificação da pressão pelo menos uma vez ao ano.

Não fumar: Para os fumantes, o risco de infarto é três vezes maior em relação a pessoas que não fumam.

Dormir bem: Quem dorme menos que cinco horas por dia, tem trinta por cento a mais de risco de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles que dormem oito horas. Não dormir bem resulta na compressão dos vasos sanguíneos e no aumento da pressão arterial. Também interfere no metabolismo da glicose no sangue, que contribui para o desenvolvimento de doenças vasculares levando a doenças cardíacas.

Cuidar da saúde bucal: Bactérias provenientes da má higiene oral podem migrar para a corrente sanguínea e chegar até o coração. Com a proliferação das mesmas podem ocorrer doenças cardíacas das mais simples como arritmias e endocardite bacteriana.

http://prevencao.cardiol.br/campanhas/principal.asp

https://www.google.com.br/search?q=cora%C3%A7%C3%A3o+saud%C3%A1vel&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwikq6u0orLPAhXJhJAKHdIsArEQ_AUICCgB&biw=1600&bih=763#imgrc=_

Publicado em 28/09/2016, na categoria Notícias.