Curtas

Aqui você encontra curtas que podem ser assistidos por qualquer faixa etária, e que podem ser usados para inspirar e levantar os mais diversos debates!

Encontrou um curta massa e quer compartilhar com a gente? Envie o link para o e-mail festivalpelotas@gmail.com ou para nossa página do face Francisco Santosdevideo!

Máquina de Sorvetes (Christopher Faust, 2011)

Martin há um ano trabalha com uma máquina expressa de sorvetes em frente a um mercadinho. Martin há um ano está apaixonado pela garçonete que trabalha na lanchonete do outro lado da rua, com quem nunca trocou uma palavra. Agora, algumas estranhas histórias e uma garota de descendência asiática farão Martin ter a coragem de falar com ela pela primeira vez.

Direita é a mão que você escreve (Paula Santos, 2009)

Esquecida pelo seu pai na saída da aula de balé, Carolina se vê encorajada por um amigo a tentar ir pra casa sozinha.

Traz Outro Amigo Também (Frederico Cabral, 2010)

Samuel, um detetive (Felipe Mônaco), é contratado por um homem (Clemente Viscaíno) para encontrar seu amigo imaginário de infância, desaparecido há mais de cinqüenta anos. A princípio, aceita o caso somente pelo dinheiro, mas quando descobre que seu sobrinho (Gabriel Rocha) tem um amigo imaginário, começa a utilizar a imaginação das crianças para encontrar uma solução para o caso.

A Fanta do Mercado Volnei (Francine Müller Antunes, 2014)

Volnei é dono de um mercadinho em uma cidade pequena. Em um dia normal de trabalho, ele e seu filho percebem que uma garrafa de Fanta sumiu.

Dona Carmela (Iziane Filgueiras Mascarenhas, 2004)

Augusto, um ator aposentado há mais de trinta anos, mantém um frio relacionamento com seu neto. Um dia, convidado a participar de um novo programa infantil de televisão em sua cidade, o avô revelará ao menino uma face até então desconhecida.

(clique na imagem para abrir o filme no site Porta Curtas)

2654-E

Saliva (Esmir Filho, 2007)

Uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar o sue primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva.

Às Escuras (Marina Cardozo, 2009)

Quatro colegas de escola estão numa festa a fantasia quando uma misteriosa transmissão de rádio é seguida por um blecaute. Eles ficam isolados e discutem o real significado de estranhas luzes que aparecem no céu.

Não Esquecer (Eduarda Jacobs, 2012)

Um menino descobre na fotografia um modo de reconhecer as pessoas ao seu redor.

Dona Cristina Perdeu a Memória (Ana Luíza Azevedo, 2002)

Antônio, um menino de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. E Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.

(clique na imagem para abrir o filme no site Porta Curtas)

1454-E

ANIMAÇÃO

Sentimentário (Caio Moreto Mazzilli, Carolina Gaessler Affonso Araujo, 2010)

Um menino inconformado com a frieza das definições das palavras no dicionário. Ele quer mais. Ele quer um “Sentimentário”.

Omelete (Madeline Sharafian, 2013)

As aventuras de um cãozinho para ajudar seu dono. Um Curta para aquecer seu coração. Com um cão pequeno e bonito também.

Out of Sight (Yuya Ting, 2010)

Após uma menininha sair de um caminho conhecido, quando seu cãozinho foge, ela começa uma aventura mágica.

O Céu no Andar de Baixo (Leonardo Cata Preta, 2012)

Desde os 12 anos de idade, francisco faz fotografias de céu. um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias mudando a sua rotina.

Vida Maria (Márcio Ramos, 2006)

Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

A Casa em Pequenos Cubos (Kunio Kato, 2008)

Conta a história de um velhinho que vive solitário em uma cidade inundada. À medida que a água sobe, o senhor eleva sua casa com pequenos tijolos em forma de cubos, para se manter fora do nível do lago sobre o qual vive. Então, um dia, seu cachimbo favorito cai e vai parar em um andar mais baixo de onde sua real moradia encontrava-se naquele momento. Muito apegado ao cachimbo, ele decide comprar uma roupa de mergulho e ir atrás dele. Ao mergulhar, passa a reviver toda a história dele, de sua família e, claro, a da casa, cujos vários andares, agora estão todos submersos.

https://www.youtube.com/watch?v=aY6-hXdjwpw

DOCUMENTÁRIO

Ovos de Dinossauro na Sala de Estar (Rafael Urban, 2012)

A alemã Ragnhild Borgomanero, de 77 anos, estudou fotografia digital e fez cursos de Photoshop e Premiere para manter viva a memória de seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.