Início do conteúdo
Laboratórios

Os laboratórios do Curso de Engenharia de Produção da UFPel atendem as recomendações da Associação Brasileira da Engenharia de Produção (ABEPRO) que busca a padronização dos requisitos necessários para os laboratórios de Engenharia de Produção.

O Curso utiliza nove laboratórios localizados no Centro de Engenharias de forma a desenvolver as atividades pedagógicas destinadas ao ensino dos conteúdos Profissionalizantes e Específicos da Engenharia de Produção.

Estes laboratórios são o (i) Laboratório de Análise e Controle Estatístico de Processos; o (ii) Laboratório de Design e Layout Produtivo; o (iii) Laboratório de Segurança e Ergonomia; o (iv) Laboratório de Automação Industrial; o (v) Laboratório de Materiais e Técnicas Construtivas; o (vi) Núcleo de Estudos e Materiais Compósitos; o (vii) Laboratório de Informática da Graduação; o (viii) Laboratório de Eletrotécnica; e o (ix) Laboratório de Processos Mecânicos.

Laboratório de Análise e Controle Estatístico de Processos

Laboratório de Design e Layout Produtivo

Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG)

Laboratório de Automação Industrial

Laboratório de Materiais e Técnicas Construtivas

Núcleo de Estudos de Materiais Compósitos (NEMC)

Laboratório de Informática da Graduação (LIG)

Laboratório de Eletrotécnica

Laboratório de Processos Mecânicos

O Curso também utiliza oito laboratórios localizados em outras unidades da UFPel de forma a desenvolver as atividades pedagógicas destinadas ao ensino das componentes curriculares de (i) Física Básica Experimental I, (ii) Física Experimental III, (iii) Química Geral, e (iv)Algoritmos e Programação.

Estes laboratórios são listados a seguir:

Laboratório de Ensino de Física 1

Laboratório de Mecânica 1

Laboratório de Mecânica, Física Moderna e Contemporânea

Laboratório de Mecânica dos Fluídos e Termodinâmica

Laboratório de Eletricidade, Magnetismo e Óptica 1

Laboratório de Eletricidade, Magnetismo e Óptica 2

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA)

Laboratório de Programação de Computadores 1


Os Regimentos dos Laboratórios do Centro de Engenharias (CEng) estão descritos de forma ampla (geral) pela portaria de regulamentação No 115, de 16 de outubro de 2019. Alguns laboratórios do CEng já estabeleceram regimentos específicos, assim como, já possuem um Coordenador de Laboratório.

Regimento Interno dos Laboratórios no Centro de Engenharia (Geral)

Regimentos dos Laboratórios do Centro de Engenharia (específicos)

Listagem de Laboratórios com Coordenadores do Centro de Engenharias

Com relação ao Regimento Geral de Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, recomenda-se consultar o site do Núcleo Geral de Laboratórios da UFPel.