Início do conteúdo
Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO

O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória definido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Engenharia de Produção da UFPel.

Os estágios apresentam relevância curricular nos cursos de Bacharelado e visam proporcionar ao aluno experiências em ambientes profissionais em organizações: públicas, civis, militares, autárquicas, privadas ou de economia mista. Com efeito, geram um relacionamento mais estreito entre a Universidade e as instituições/empresas supracitadas.

Possibilitam, também, ampliar a credibilidade do curso como agente formador, capaz de oferecer respostas a problemas específicos na área do Bacharelado.

Para o aluno os estágios possibilitam: identificar seu papel como profissional no mercado de trabalho; vislumbrar soluções técnicas sob a visão multidisciplinar; construção autônoma de conhecimento; vivência de situações de origem ética na atuação profissional; aprimoramento de metodologias de planejamento, diagnóstico e avaliação, fundamentadas em princípios, parâmetros e conhecimentos científicos baseados em situações reais.

O estágio poderá ser realizado na própria UFPel, desde que a atividade desenvolvida seja compatível com o perfil profissional previsto no PPC.

O documento abaixo apresenta o Regulamento do Estágio Supervisionado (obrigatório) no Curso de Engenharia de Produção:

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFPEL

ATENÇÃO: O Colegiado do Curso de Engenharia de Produção decidiu alterar os artigos 8º e 22º do Regulamento de Estágio do Curso. As alterações entrarão em vigor assim que passarem pelas instâncias internas da UFPel.

O Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO – pode ser realizado de forma PRESENCIAL ou á DISTANCIA (home office)

Documentos necessários para a realização do ESO  Presencial:

Documentos necessários para a realização do ESO  à Distância (home office)

Além dos documentos exigidos no ESO presencial, acrescentar:


(1) O documento deve ser assinado pelo estagiário

(2) O documento deve ser assinado e carimbado pelo responsável pela empresa

Todos os documentos, após assinados, devem ser digitalizados em PDF e enviados por e-mail (engepro.ufpel@gmail.com) para o professor responsável pela disciplina de estágio, com prazo razoável para tramitação interna ANTES da data de início do estágio.

ATENÇÃO: caso a empresa concedente de ESO não ofereça ao estagiário um seguro de vida e acidentes pessoais, o aluno deve incluir no Termo de Compromisso os dados da apólice da UFPel. Esses dados deve ser obtidos junto ao professor responsável pela disciplina de estágio. Cabe lembrar que no caso de estágio não obrigatório, a empresa concedente do estágio deve, por força da lei, oferecer o seguro ao estagiário.

ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO: o orientador do estágio pode ser o professor responsável pela disciplina de estágio, ou qualquer outro professor ou professora do curso disposto/a formalmente a lhe orientar.

.

Relatórios que devem ser apresentados pelo estagiário cada 6 meses e ao concluir o estágio

A cada 6 meses e ao finalizar o estágio, o aluno deve apresentar um relatório de estágio desenvolvido por ele, e um relatório redigido pelo supervisor do estágio na parte concedente. Seguem os modelos desses relatórios.

Modelo do Relatório de Estagio

Modelo do Relatório do Supervisor 

Em caso de alteração do Termo de Compromisso, por exemplo, para prorrogar a data de finalização do estágio, ou outras alterações no Termo de Compromisso,  é necessário assinar um Termo Aditivo.  Nesse aditivo são detalhadas as cláusulas que são alteradas com relação ao Termo de Compromisso inicial. Veja modelo a seguir:

Termo Aditivo

No caso de cancelamento do Termo de Compromisso, é necessário assinar o Termo de Distrato. Veja modelo a seguir:

Termo de Distrato