I Ciclo de Palestras DIOCTOFIMATOSE EM FOCO

O PRODIC convida toda a comunidade acadêmica a participar do I Ciclo de Palestras DIOCTOFIMATOSE EM FOCO, a ser realizado na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel nos dias 3, 4, 5 e 6 de julho. O evento tem como objetivo esclarecer alguns pontos sobre a dioctofimatose, uma zoonose causada pelo parasito Dioctophyme renale, conhecido como o verme gigante do rim. 

 A cada dia mais presente na região de Pelotas – RS, a doença ainda é motivo de dúvidas e incertezas frente à sua epidemiologia, diagnósticos e tratamento. Desta forma, o PRODIC trás quatro palestras voltadas ao assunto, objetivando difundir o conhecimento com a comunidade veterinária.

03/07 – “Os aspectos biológicos de Dioctophyme renale e a epidemiologia da dioctofimatose”

Palestrante: Bióloga Doutora Carolina Mascarenhas. Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e licenciatura – UFPel), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas com ênfase em parasitologia (UFPel). Atualmente é pós-doutoranda e professora colaboradora do PPG Parasitologia UFPel.

 

04/07 – “Imagenologia e eletrocardiografia na dioctofimatose em cães”

Palestrante: Doutor Guilherme Albuquerque de Oliveira Cavalcanti. Possui graduação em Medicina Veterinária (UFLA), realizou residência em pequenos animais (UFLA), mestrado e doutorado em Clínica e Cirurgia Veterinárias (UFMG). Atualmente é professor adjunto na disciplina de radiologia veterinária – UFPel.

 

05/07 – “A anestesia e o sistema renal”

Palestrante: Doutor Martielo Ivan Gehrcke. Possui graduação em Medicina Veterinária (UFSM), mestrado e doutorado em Ciência Animal com ênfase em anestesiologia animal (UDESC). Atualmente é professor adjunto na área de anestesiologia animal – UFPel.

 

06/07 – “Dioctofimatose: o que você deve saber”

Palestrante: Doutora Josaine Cristina da Silva Rappeti. Possui graduação em Medicina Veterinária (UFSM), mestrado e doutorado em Medicina Veterinária (UFSM) com ênfase em cirurgia veterinária. Atualmente é professor adjunto da disciplina de Clínica Cirúrgica na Faculdade de Veterinária – UFPel.

 

As inscrições serão realizadas ao meio-dia no saguão da Faculdade de Veterinária entre os dias 19/06 e 30/06, no valor de R$ 30,00. As palestras serão ministradas entre 12:30h e 13:30h. Os participantes que comparecerem em 75% das palestras, receberão certificado.

 

O PRODIC informa ainda que o evento é de cunho beneficente e terá parte do valor arrecadado destinado ao custeio do tratamento de pacientes com dioctofimatose, resgatados ou oriundos de famílias em estado de vulnerabilidade social.