PRODic REALIZA CONVÊNIOS COM A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE DA PREFEITURA DE PELOTAS

Em 2016 o Projeto Dioctophyme Renale em Cães e Gatos, PRODic, realizou convênios com a Prefeitura de Pelotas. A equipe, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto e a Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar palestras em escolas e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) informando a comunidade da importância da prevenção e detecção precoce da “doença do verme gigante”, como é conhecida a Dioctofimatose. Esta doença afeta principalmente os rins mas também outros órgãos dos animais de companhia e também é considerada uma zoonose pois pode afetar o ser humano.

Segundo a coordenadora do projeto, Profa. Josaine Rappeti, é através destas parcerias que toda a comunidade pode ser esclarecida sobre esta importante doença.

“Só através da conscientização e parceria dos órgãos públicos é que podemos atingir desde crianças até pessoas mais velhas”, diz a coordenadora.

É importante lembrar que os cães e gatos não passam a doença para o ser humano diretamente. Isto é feito através da ingestão de carne de peixe mal cozida ou crua e de água contaminada.