nov 19

PRODic REALIZA CONVÊNIOS COM A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE DA PREFEITURA DE PELOTAS

Em 2016 o Projeto Dioctophyme Renale em Cães e Gatos, PRODic, realizou convênios com a Prefeitura de Pelotas. A equipe, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto e a Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar palestras em escolas e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) informando a comunidade da importância da prevenção e detecção precoce da “doença do verme gigante”, como é conhecida a Dioctofimatose. Esta doença afeta principalmente os rins mas também outros órgãos dos animais de companhia e também é considerada uma zoonose pois pode afetar o ser humano.

Segundo a coordenadora do projeto, Profa. Josaine Rappeti, é através destas parcerias que toda a comunidade pode ser esclarecida sobre esta importante doença.

“Só através da conscientização e parceria dos órgãos públicos é que podemos atingir desde crianças até pessoas mais velhas”, diz a coordenadora.

É importante lembrar que os cães e gatos não passam a doença para o ser humano diretamente. Isto é feito através da ingestão de carne de peixe mal cozida ou crua e de água contaminada.

out 07

Você já sabe como realizamos o diagnóstico de dioctofimatose?

A forma mais fácil é através do exame de urina onde, olhando por um microscópio, podemos ver os ovos de Dioctophyme renale. Os ovos só estão na urina quando o verme é uma fêmea e está no rim. Mesmo assim, é um método de diagnóstico muito confiável. O PRODIC realiza o exame de urina gratuitamente para o seu cão ou gato!
Outra forma é fazendo uma ultrassonografia, que nos permite ver o verme dentro do rim, em algum outro órgão ou até mesmo solto dentro do abdome do animal.

Gostaria de mais informações ou tirar alguma dúvida? Chama o PRODIC!prodic-2

out 07

Logo Prodic

prodic

set 04

Olá, mundo!

Bem-vindo ao site!
Esta é uma notícia de teste. Você pode editá-la ou apagá-la, e então começar a inserir seu próprio conteúdo.