Bolsas de Projeto de Ensino

Bolsas de Iniciação ao Ensino vinculadas a Projetos de Ensino em 2017

   

A PRG/UFPel comunica o lançamento do Edital PRG/CPP Nº 003/2017 para a seleção de Projetos de Ensino para Bolsas de 2017. Enfatiza que as Bolsas de Iniciação ao Ensino do Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA) destinam-se à formação acadêmica de discentes regularmente matriculados em cursos de graduação e devem estar necessariamente vinculadas a Projetos de Ensino, subdividindo-se em três categorias:

  • Bolsas de Monitoria, cujo Projeto de Ensino respectivo objetive:
  1. a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão no(s) curso(s) de graduação da UFPEL, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da(s) disciplina(s);
  2. o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da(s) disciplina(s) atendida(s) pela monitoria;
  3. a inserção do discente monitor nas atividades de ensino da(s) disciplina(s) objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.

Não é permitida a atuação de monitor em componentes curriculares de estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (ou similares).

  • Bolsas de Projetos de Ensino que objetivam:
  1. a reflexão sobre o contexto do Projeto Pedagógico de Curso, no intuito de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem, através de atividades de caráter temporário e distintas das atividades de monitoria caracterizadas no item 1.1 deste Edital;
  2. a atuação do bolsista no desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes em atividades não disciplinares, a partir do Projeto Pedagógico do Curso.
  • Bolsas de Programas Estratégicos Institucionais, cujo Projeto de Ensino respectivo objetive:
  1. um conjunto articulado de ações com caráter institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

Dúvidas: (53) 3284-4063 / (53) 3284-4064 – prg.mobilidade@gmail.com

 

Seleção Projetos de Ensino 2017

Edital 05-2017 Resultado Final e Normas implementação das Bolsas 2017 – NOVO

Anexos Edital 05-2017 – Documentos para Seleção de Bolsistas – retificado em 29/05/2017 – NOVO

Cadastro OBRIGATÓRIO de Bolsistas Selecionados – NOVO

 

Edital PRG/CPP Nº 003/2017 para a seleção de Projetos de Ensino para Bolsas de 2017

 

ANTIGO!

 

Seleção 2016

Edital de Seleção de Projetos de Ensino PRG nº 002/2015 – Normatiza o Processo de Seleção de Projetos de Ensino para Bolsas em 2016 

Edital PRG 002.2016 – Normas e Resultado Final

Anexos Edital 002.2016 – Documentos para Seleção de Bolsistas

Cadastro OBRIGATÓRIO de Bolsistas Selecionados

Seleção 2015

Edital de Seleção de Projetos de Ensino PRG nº 001/15 – Bolsas de Iniciação ao Ensino (Bolsas de Projetos de Ensino e Bolsas de Monitoria) – Retificado em 30/03/15

Homologação Inscritos Edital PRG Nº 001/15

Edital de Seleção de Projetos de Ensino PRG nº 001/15 – Resultado Preliminar

Edital de Seleção de Projetos de Ensino PRG nº 001/15 Resultado Final

Instrução Normativa PRG Nº 001/15 – Implementação das Bolsas de Iniciação ao Ensino

Relatório-de-Atividades-de-Bolsista-de-Ensino 2015