A PREC

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREC/UFPEL

“A extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade.”

Comite Assessor de Extensão

COPLAN

À Coordenadoria de Planejamento e Apoio Técnico compete assessorar o Pró-Reitor de Extensão e Cultura em assuntos relativos a sua área de atuação, fazendo cumprir a Política de Extensão da Universidade, zelando pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e julgando as Propostas de Atividades submetidas à sua apreciação.

DART

O Departamento de Arte e Cultura desenvolve suas atividades considerando o compromisso sócio-educativo da Universidade de integrar-se às comunidades acadêmica e em geral, por meio de uma relação que oportunize a renovação e ampliação de conceitos no que se refere à arte e à cultura regional, bem como a divisão da produção das Unidades de Ensino da UFPEL, propiciando a aprendizagem recíproca entre alunos, professores, funcionários e sociedade.

DEXT

O Departamento de Extensão e Treinamento, através de sua equipe técnica, busca auscultar as demandas regionais nas diversas áreas de ação da UFPEL, transformando-as em Projetos de Extensão, em sintonia com os Departamentos Acadêmicos e articulado com os setores produtivos da Comunidade Regional.

NAB

O Núcleo de Administração de Bolsas desenvolve atividades ligadas à gestão de Bolsas de Extensão para acadêmicos atuarem em projetos extensionistas ou, ainda, em unidades de interesse da UFPEL. Compete também ao Núcleo  aconcessão de bolsas auxílio viagem para discentes representarem a UFPEL em atividades extensionistas em âmbito nacional.

EGU

A Editora e Gráfica Universitária atua nas áreas editorial e comercial, produzindo e comercializando títulos próprios e de outras editoras universitárias brasileiras.  O Conselho Editorial da EGU é composto por representantes das diversas áreas do conhecimento da UFPEL nomeados pela Reitoria, e atua como um órgão de assessoria na formulação da política editorial da Universidade. A produção da EGU abrange desde folheteria, periódicos, revistas, cartões, convites e outros materiais impressos.

A Livraria da EGU é especializada em publicações de editoras universitárias, e comercializa livros da própria Gráfica da Universidade e de terceiros.