Semana do Patrimônio da UFPel

Acontecerá, de 14 a 20 de agosto de 2017, a Semana do Patrimônio da UFPel em comemoração alusiva ao Dia do Patrimônio de Pelotas.

A Pró-reitora de Extensão e Cultura, através da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Comunidade e da Rede de Museus da UFPel, promoverá diversos eventos durante esta semana para a comunidade em geral. A programação esta sendo organizada, mas já estão confirmadas as seguintes atividades:

No dia 14 de agosto 2017, às 9h30, acontecerá a “Visita guiada para alunos surdos das escolas de ensino fundamental e médio de Pelotas”. A atividade acontecerá nos prédios que se localizam no Centro Histórico de Pelotas, principalmente os pertencentes à UFPel. A visita contará com monitores treinados com profissionais da área de patrimônio e memória e com tradutores intérpretes de Libras. O ponto de encontro será na Praça Coronel Pedro Osório, n. 8, sede do Museu do Doce da UFPel.

Nos dias 14 e 15 de agosto, durante as manhãs e tardes (09h30 às 12h e das 14h às 17h), no Museu do Doce, acontecerá “Oficina de representação do patrimônio universitário da UFPel” ministrada pelo Professor Roberto Heiden. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui. São ofertadas 20 vagas para comunidade da UFPel.

No dia 16 de agosto, às 19hs, também na sede do Museu do Doce, acontecerá a mesa “Cultura Surda e Patrimônio Imaterial”, que abordará discussão sobre cultura surda e o patrimônio imaterial, com os professores Diogo de Souza Madeira, Jean Michel Carret Farias e Fabiano Souto Rosa.

De 16 a 25 de agosto, das 8hs às 12h e das 14hs às 17hs, acontecerá a “Exposição: A comunidade do Anglo Olhares diversos de um cotidiano”, no CRAS – São Gonçalo, localizado no bairro Navegantes. Participam da exposição de fotografias sete fotógrafos de Pelotas, que através de suas lentes mostram diferentes aspectos dos bairros da Balsa e do Navegantes. Fotos de Paulo Rossi, Moizes Vasconcellos, Jeronimo Gonzales, Andruz Viana, Arlindo Martins, Ubirajara Cruz, e Francisca Michelon.

Nos dias 19 e 20 de agosto, acontecerá a “Visita Guiada aos prédios da UFPel no Centro histórico de Pelotas”, das 14h às 17hs. Os prédios visitados serão o Museu do Doce, o Grande Hotel, a Escola Eliseu Maciel – Liceu e o Centro de Integração do Mercosul. A atividade contará com monitores treinados com profissionais da área de patrimônio.

Publicado em 03/08/2017, na categoria Notícias.