Início do conteúdo

Conservação do Acervo Fotográfico do Anglo

Neste mês de fevereiro, a Coordenação de Patrimônio Cultural da PREC iniciou o trabalho de preservação das fotografias que estavam em exposição nos corredores do 1o e 4 o andar do Bloco A do Anglo. O trabalho consiste na retirada das fotos, identificação, digitalização e disponibilização no site da Fototeca Memória UFPel. Estas fotos são importantes documentos para a memória da reforma e ocupação do antigo Frigorífico Anglo como uma unidade acadêmica e administrativa.

A retirada dos painéis foi analisada por especialistas em conservação que consideraram necessário a ação para a guarda adequada dos exemplares.  As referidas fotos estavam coladas com fita adesiva em painéis de eucatex, cobertas com vidro, dos quais, alguns já encontravam-se quebrados. Conforme o laudo apresentado, o tipo de material nos quais as fotos estavam sendo expostas, apresenta problemas com o passar do tempo, devido à formação de um micro clima favorável ao desenvolvimento de agentes de degradação dos exemplares. Sobretudo, há outros fatores do local que acentuam o processo deletério: a presença de umidade, oscilações de temperatura e incidência de luz direta, fatores estes extremamente nocivos aos documentos em suporte papel.

As fotos já foram retiradas dos painéis e estão sendo higienizadas e acondicionadas por uma equipe voluntária formada por museólogas e conservadoras.  A próxima etapa será a catalogação deste acervo com a identificação das fotos mediante o auxílio de depoentes envolvidos nas ações fotografadas.O Professor Cesar Borges, reitor no período em que foram realizadas as fotografias, auxiliará na identificação do acervo referente as ações de sua gestão.

O acervo será digitalizado e ficará à disposição do público no site do Memorial do Anglo e da Fototeca Memória da UFPel.

Publicado em 23/02/2017, na categoria Notícias.