Início do conteúdo

Quartas no Lyceu traz o Grupo de Dança TERPSI

A atração da semana no projeto Quartas no Lyceu foi o grupo de dança contemporânea TERPSI, de Porto Alegre. Os artistas fizeram parte do módulo Artes Cênicas, e apresentaram em duas sessões lotadas, espetáculo “Casa das Especiarias”.

O espetáculo é livremente inspirado no livro A Senhora das Especiarias, de  Chitra Divakaruni, que conta a história de uma senhora que pensa ter poderes de transformar através das ervas. A diretora da apresentação, Carlota Albuquerque, diz que o palco é uma espécie de laboratório para os artistas. “Cada bailarino acaba sendo um criador, porque coloca algo de si, das suas lembranças, para completar o espetáculo”, diz Carlota.

Partindo da especiaria que é o corpo e a pele, a narrativa fala do envelhecer e renovar, em cima do que nutre a criação e o processo nostálgico da memória.  A diretora ainda diz que essa memória é extremamente afetiva e é perceptível a direta provocação dela, quando a ingerimos.

A artista mais antiga na apresentação é Angela Spiazzi, que ressalta o retorno do espetáculo para o público, acerca do que lhes é passado. “Cada espectador encontra-se em um instante diferente. Seja pelo cheiro, uma memória visual ou até pelo som”, diz a bailarina.

A diretora da peça aproveita para agradecer o convite e o carinho de Maria Falkenbach com o grupo. Ela relembra que a coordenadora do Grupo Tatá já integrou o TERPSI e foi a primeira pessoa a realizar um projeto de capacitação para a equipe.

Aos novos artistas e estudantes de teatro ou dança, o grupo ressalta o trabalho em coletivo. “A criação está no coletivo. É com ele que nos arriscamos, nos conhecemos e descobrimos a cada obra trabalhada”, comenta a diretora.

DSCN2139terpsi ao vivo

Publicado em 21/11/2013, na categoria Notícias.