Início do conteúdo

Quartas no Lyceu apresenta “ Quantas coisas quisera dizer”

Na próxima quarta-feira (18), às 17 horas e 30 minutos, dentro do módulo artes cênicas será apresentado “Quantas coisas quisera dizer” experimento poético a partir da obra “Canto Geral” de Pablo Neruda. A entrada é livre, sem distribuição de senhas. O Lyceu fica localizado no calçadão, em frente ao Prédio do Mercosul/Largo do Mercado.

Sinopse

“Quantas coisas quisera hoje dizer” é o título do novo experimento poético do GEPPAC-UFPel. O experimento é feito a partir da obra “Canto Geral” de Pablo Neruda. A escolha desse texto foi feita pelo fato de essa obra ter sido escrita em um momento de exílio do poeta chileno. Além disso, em “Canto Geral” o foco se concentra nos oprimidos da América Latina e não apenas no momento de opressão chileno. Dialogando com “Canto Geral” pretende-se sugerir um diálogo com o que ainda há de opressor na América Latina.

O título do experimento é parte do poema “Dito no Pacaembu”, um poema-discurso em homenagem a Luiz Carlos Prestes. A adoção desse tema norteia a proposta de experimento poético, pois cada um dos textos declamados se revelam como pequenos discursos sobre um personagem – Pablo Neruda – que integra o rol dos grandes poetas latino americanos e que tem como matéria primeira a condição da existência no nosso continente.

Os poemas que compõem o experimento poético “Quantas coisas quisera hoje dizer” são: Amor América, Os homens, Tupac-Amaru, Castro Alves do Brasil, Dito no Pacaembu, As terras e os homens, América, não invoco o teu nome em vão, Eternidade, Hino e regresso, Alturas de Machu Pichu (I e II).

Elenco:

Carlos Eduardo Pérola

Carolina Ferreira

Elias Pintanel

Rodolfo Furtado

Direção:

Adriano Moraes

Figurinos:

Larissa Martins e

Ateliê de Figurinos-Centro de Artes/UFPel

Iluminação:

Éderson Pestana

 

Teatro Adriano 2foto 8Teatro Adriano 1

Publicado em 13/09/2013, na categoria Notícias.