Serviços

Veja o que você pode usufruir

A PRAE oferece diversos serviços e Programas de Auxílio Estudantil para toda a comunidade estudantil. Veja os serviços que podem ser acessados.

Veja como fazer a seleção para os Programas de Auxílio Estudantil aqui:

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é o maior programa de fomento de assistência estudantil da UFPel e foi instituído pelo Decreto 7.234/2010.

Uma ou duas refeições diárias em qualquer unidade do Restaurante Universitário (RU). Para os moradores da Casa do Estudante e bolsistas contemplados, de acordo com o perfil socioeconômico, são disponibilizadas até quatro refeições: café da manhã, almoço, jantar e ceia.

Adição de recarga digital de vale-transporte urbano para deslocamento na área urbana de Pelotas. O fornecimento do transporte é dado pela concessionária municipal.

Auxílio financeiro para deslocamento interurbano para estudantes que residem fora da área urbana de Pelotas. Incluem localidades como Colônia Z3, Colônia de Pelotas e municípios que têm distância de até 150 km de Pelotas. 

Obs.: Não pode ser solicitado concomitante com Auxílio Moradia ou Moradia Estudantil.

Auxílio financeiro para estudantes mães e pais de filhos de até 5 anos e 364 dias.

Vaga disponibilizada na Moradia Estudantil (Casa do Estudante Universitário) para estudantes.

Não pode ser solicitado concomitante com o Programa de Auxílio Deslocamento e/ou Programa de Auxílio Moradia.

Auxílio financeiro para contribuir no pagamento de aluguel na cidade de Pelotas para estudantes.

O PAM não pode ser solicitado concomitante com o Auxílio Deslocamento e/ou Programa de Moradia Estudantil.

Desde o dia 23 de agosto de 2017 a UFPel está autorizada pela METROPLAN para a realização do cadastro estudantil para o acesso ao programa Passe Livre Estadual (PLE). Veja como realizar o pedido.

O Programa Bolsa Permanência, criado pela Portaria 389/2013 MEC é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes de graduação matricula do sem Instituições Federais de Ensino Superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, estudantes indígenas e quilombolas. Veja mais informações sobre o programa.

Com o objetivo de apoiar os estudantes em seu processo de aprendizagem, oferecemos espaços de ajuda e acolhimento no quesito pedagógico. Semestralmente é divulgada uma programação de atividades que aqui denominamos de salas de apoio pedagógico.

Os grupos de Prevenção em Saúde visam a promoção do bem-estar e da saúde geral de estudantes da UFPel, com matrícula ativa. As atividades são semanais durante o semestre letivo, e ocorrem nas salas 118 e 211 do Campus II/ICH – Rua Almirante Barroso, n° 1202.

Essa é uma das ações propostas pela equipe do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (NUPADI) que objetiva oferecer apoio emocional para  estudantes da UFPEL com matrícula ativa.

O PRAE Acolhe é uma ação de acolhida para estudantes e novos estudantes da UFPel realizada a cada semestre.

Para fins de permanência com os auxílios da PRAE, o rendimento acadêmico é estabelecido na Resolução Cocepe 25/2021 e é expresso pelo Índice de Integralização. Veja como realizar o cálculo do seu Rendimento Acadêmico.

O prazo de permanência nos programas de auxílio estudantil está estabelecido na  Resolução COCEPE 25/2021  e é definido pelo tempo regular do curso acrescido de dois semestres, havendo possibilidade de prorrogação. Veja como realizar o cálculo do seu Prazo de Permanência.

O trancamento de disciplinas não é vedado aos estudantes que recebem auxílios da PRAE, mas pode ter implicações na avaliação de rendimento acadêmico e no prazo de permanência com os auxílios estabelecidos na Resolução COCEPE 25/2021. Veja como proceder em caso de Trancamento de Disciplinas.

A Política de mães e pais objetiva facilitar o acesso de filhos e filhas ao Transporte de Apoio e às unidades do Restaurante Universitário.

Objetiva facilitar o acesso à autorização para o Transporte de Apoio, necessária para mães e pais que fazem uso dos mesmos acompanhadas(os) de seus(as) filhos(as).

Objetiva facilitar o acesso à autorização para os Restaurantes Universitários, necessária para mães e pais que fazem uso dos mesmos acompanhadas(os) de seus(as) filhos(as).

A UFPel possui 3 unidades do Restaurante Universitário. Veja os endereços, horários e valores das refeições.

O cardápio diário das unidades de Restaurante Universitário da UFPel pode ser conferido na página inicial do Sistema Acadêmico Cobalto.

A qualidade do alimento pode ser definida como um total de critérios que caracterizam alimentos no que diz respeito ao seu valor nutricional, sensorial, conveniência e segurança para a saúde do consumidor. Veja como avaliar o serviço.

Veja os protocolos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) ou Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)

Veja como enviar suas dúvidas, sugestões e reclamações

O Programa Nacional de Assistência Estudantil institui a necessidade de avaliação permanente dos programas e ações ofertados pelas instituições de ensino. Veja como avaliar o PNAES.