Notícias
  • COMPROVAÇÃO AUXÍLIO DESLOCAMENTO 2017/2

    ATENÇÃO: COMPROVAÇÃO  DO PROGRAMA AUXÍLIO DESLOCAMENTO DE 02/10/17 ATÉ 06/10/17

     

         Todos os alunos que integram o Programa Auxílio Deslocamento deverão comprovar a utilização do benefício do dia 02/10 até 06/10. Para tanto deve ser apresentada uma declaração da Empresa/Cooperativa utilizada mensalmente pelo aluno, atestando que o aluno faz uso regular da linha. Na declaração deve constar: CNPJ da Empresa, assinatura do proprietário/responsável pela mesma com carimbo, localidade de origem/destino do aluno e valor pago.

         NESTA COMPROVAÇÃO DEVE SER ANEXADO O ATESTADO DE MATRÍCULA 2017/2 (Não fornecido pela PRAE). A não apresentação da comprovação implica em suspensão do benefício a partir do início de Novembro/17.

         A documentação deve ser entregue na Coordenadoria de Integração Estudantil (Rua Almirante Barroso, 1202) das 08:00 às 20:00, sem fechar ao meio dia.

     

    NÚCLEO DE GESTÃO DE PROGRAMAS – CIE

    PRAE – UFPEL

             29/09/2017

  • UEE atenderá dias 03 e 04/10 na UFPel para confecção das carteirinhas

    Representantes da União Estadual dos Estudantes estarão atendendo na UFPel para confecção da carteirinha estudantil. Acompanhe abaixo os dias, horários e instruções para agendamento e envio de documentos.

     

    Data: 03 e 04/10

    Local: PRAE (Rua Alm. Barroso, 1202)

    Hora: 09:30h às 12h e 13:30h às 17h mediante agendamento prévio.

     

    ATENÇÃO: o agendamento será realizado exclusivamente na Recepção da PRAE a partir de sexta-feira (29/09).

    Orientações para a confecção da carteirinha para estudantes que realizarem o agendamento:

    – Apresentar o RG no dia;

    – Enviar para o email da UEE (me.ueers@gmail.com) os seguintes documentos: foto 3×4 e o atestado de matrícula;

    – Ao preparar o email, seguir as orientações abaixo:

    – No campo “Assunto” escrever “NOME” / PRAE-UFPEL.

    Exemplo: José da Silva / PRAE-UFPel

    – No campo “Mensagem” escrever: “A/C de Geize”

    Em função da impossibilidade jurídica da UEE receber pagamentos, a PRAE não poderá pagar pelas carteirinhas nesse momento. Contudo, nos próximos dias a PRAE publicará um Edital de ressarcimento para alunos(as) bolsistas que pagaram pela carteirinha nesse segundo semestre e que já solicitaram o passe livre.

    Mario R Azevedo Jr
    Pró-Reitor de Assuntos Estudantis
    UFPel

  • EDITAL 12/2017 – INSCRIÇÕES PARA NOVA MORADIA ESTUDANTIL PARA ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA

    A PRAE torna público o Edital 12/2017, que contemplará vagas na nova Moradia Estudantil para alunos beneficiários do Programa Auxílio Moradia. As inscrições estarão abertas até o dia 13/10. A PRAE esclarece que periodicamente estará publicando Editais para a CEU conforme a disponibilidade de vagas.

  • UEE fará atendimento na UFPel para confecção das carteirinhas dias 25, 26 e 28/09

    Representantes da União Estadual dos Estudantes estarão atendendo na UFPel para confecção da carteirinha estudantil. Acompanhe abaixo os dias, horários e instruções para agendamento e envio de documentos.

     

    Data: 25 e 26/09

    Local: PRAE (Rua Alm. Barroso, 1202)

    Hora: 09:30h às 12h e 13:30h às 17h mediante agendamento prévio.

     

    Data: 28/09

    Local: Campus Capão do Leão – Centro de Convivência

    Hora: 10:00h às 12h e 13:30h às 16h mediante agendamento prévio.

     

    ATENÇÃO: o agendamento será realizado exclusivamente na Recepção da PRAE a partir de sexta-feira (22/09). Orientações para a confecção da carteirinha: estudantes que agendarem a confecção da carteirinha precisam:

    – Apresentar o RG;

    – Enviar para o email da UEE (me.ueers@gmail.com) os seguintes documentos: foto 3×4 e o atestado de matrícula;

    – Ao preparar o email, seguir as orientações abaixo:

    – No campo “Assunto” escrever “NOME” / PRAE-UFPEL.

    Exemplo: José da Silva / PRAE-UFPel

    – No campo “Mensagem” escrever: “A/C de Geize”

    Em função da impossibilidade jurídica da UEE receber pagamentos, a PRAE não poderá pagar pelas carteirinhas nesse momento. Contudo, até o final do mês de setembro a PRAE publicará um Edital de ressarcimento para alunos(as) bolsistas que pagaram pela carteirinha nesse segundo semestre e que já solicitaram o passe livre.

     

  • UEE fará novo plantão para confecção das carteirinhas dia 21/09 para Bolsistas da PRAE

    Representantes da União Estadual dos Estudantes estarão novamente na UFPel para atendimento aos alunos bolsistas da PRAE que quiserem solicitar a carteirinha estudantil. Bolsistas da PRAE não precisarão pagar pela carteirinha. O atendimento irá ocorrer na PRAE (Rua Alm. Barroso, 1202 – Sala 208) dia 21/09, nos períodos entre 09:30h às 12h e 13:30h às 17h mediante agendamento prévio. Serão 25 atendimentos pela manhã e 30 à tarde.

    ATENÇÃO: o agendamento será realizado exclusivamente na Recepção da PRAE nessa terça-feira (19/09). Até o final da semana será divulgado pela UEE outra data de atendimento para confecção de carteirinhas.

    Orientações para a confecção da carteirinha: para facilitar o processo, estudantes que agendarem a confecção da carteirinha para o dia 21/09 precisam:

    – Apresentar o RG;

    – Enviar para o email da UEE (me.ueers@gmail.com) os seguintes documentos: foto 3×4 e o atestado de matrícula;

    – Seguir as orientações abaixo ao preparar o email:

    – No campo “Assunto” escrever “NOME” / PRAE-UFPEL.

    Exemplo: José da Silva / PRAE-UFPel

    – No campo “Mensagem” escrever: “A/C de Geize”

    Até o final do mês de setembro  a PRAE publicará um Edital de ressarcimento para alunos(as) bolsistas que pagaram pela carteirinha nesse segundo semestre e que já solicitaram o passe livre.

    Mario R Azevedo Jr

    Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

    UFPel

  • Aprendizagem: Circuito de Autorregulação para Aprender

    A Faculdade de Educação em parceria com a PRAE está organizando para o segundo semestre deste ano o programa

    Aprendizagem: Circuito de Autorregulação para Aprender

    Aguarde o edital de inscrição!

    Você poderá se inscrever em mais de uma oficina, conforme seu interesse e disponibilidade.

     

    1- Nome da oficina – Ateliê (auto)formativo: os sentidos de estar na Universidade 

    Nome do responsável – Júlia Guimarães Neves

    Número de encontros – 4

    Datas dos encontros  – 24/10; 31/10; 07/11; 14/11

    Horário: das 13h às 17h

    Ementa – Ao fazer parte do projeto de pesquisa intitulado: Dos significados à autorregulação: perspectivas de estudantes com trajetórias acadêmicas de insucesso, realizado junto a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFPel), o ateliê (auto)formativo: os sentidos de estar na Universidade se inscreve com a intenção de constituir-se espaço de reflexão, empreendido por estudantes de cursos de graduação da Universidade, em diálogo consigo e com os demais participantes, a fim de (re)construir e (re)significar os sentidos do Ensino Superior. Com este projeto, vislumbramos as possibilidades formativas do sujeito que se coloca em exercício reflexivo de pensar a sua trajetória enquanto estudante de graduação de um Universidade Pública, na produção dos sentidos a sua caminhada. 

    Carga Horária – 20h (4h à distância)

    MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO: Encontros Presenciais – Grupo fechado – 20 vagas

     

    2- Nome da oficina: Oficinas de estratégias autorregulatórias para a resolução de problemas matemáticos contextualizados

    Nome do responsável: Amanda Pranke

    Número de encontros: 5

    Datas dos encontros: 24/10; 31/10; 07/11; 14/11 e 21/11.

    Horário: das 13:30h às 17:30h.

    Ementa: O presente projeto objetiva construir um espaço de reflexão e aprendizagem de estratégias autorregulatórias para a resolução de problemas matemáticos contextualizados. Com este projeto, vislumbramos a possibilidade de superação das dificuldades encontradas pelos estudantes na disciplina de Cálculo, percebendo a aplicabilidade da Matemática e com isso aumentando a motivação para a conclusão do curso de graduação.

    Carga Horária: 20

    Modalidade de participação – grupo fechado – 25 alunos.

     

    3- Nome da oficina: Autorregulaçãoemprol da Leitura e Escrita

    Nome dos ministrantes: Rejane Flor Machado e Glediane Saldanha Goetzke da Rosa

    Número de encontros: 5

    Datas dos encontros: 04/10; 18/10; 25/10; 01/11; 08/11

    Horário: das 8h30 às 12h

    Ementa: Realização de atividades práticas em prol do desenvolvimento das habilidades da Leitura e da Escrita do estudante. Embasa-se o trabalho em diversas estratégias,ferramentas  e teorias voltadas para a autorregulação da leitura e da escrita.

    Carga Horária: 30h (10h à distância)

    Modalidade de participação – grupo fechado – 25 alunos.

     

    4- Nome da oficina – Jogos reflexivos para aprender

    Nome do responsável – Amanda de Almeida Schiavon e Thiago Pinto Moreira.

    Número de encontros – 1

    Datas dos encontros  – 24/10 ou 07/11 ou 21/11 ou 05/12

    Horário: Das 8h às 12h

    Ementa – O presente projeto propõe-se, tendo em vista que o indivíduo aprende nas interações com o outro, trabalhar com os jogos possibilitando a mediação necessária e promovendo uma troca entre os  estudantes, perpassando pelas três fases da autorregulação (antecipação, execução e autorreflexão). Busca-se, com este projeto, promover o exercício da reflexão na trajetória estudantil e na formação enquanto sujeito dentro e fora da Universidade.

    Carga Horária Total – 4h

    Modalidade de participação – Vagas (grupo aberto): 20

     

    5- Nome da oficina – Estratégias de autorregulação da aprendizagem

    Nome do responsável – Célia Artemisa Miranda e Amélia Rodrigues Nonticuri

    Número de encontros – 1

    Datas dos encontros  – 23/10 das 14:00 às 18:00 ou 26/10 das 8:30 às 12:00

    Ementa – O objetivo desta oficina consiste em conhecer o ciclo da autorregulação da aprendizagem e as estratégias correspondentes a cada fase; conhecer as características do estudante autorregulado, elaboração do plano de estudos; o que é, como ocorre, como enfrentar o fenômeno da procrastinação do estudo acadêmico; técnicas que estimulem a atenção e concentração, bem como a gestão dos fatores internos e externos que causam a distração.

    Carga Horária Total – 4h

    Modalidade de participação – Vagas (grupo aberto): 20

     

    6- Nome da oficina – Oficina Caixa de Pandora: Vamos falar das emoções?

    Coordenadoras: Lisandra Osório e Simone Coelho

    Sobre a oficina: A vida está constantemente nos transformando, produzindo em nós outros modos subjetivos de ser e estar no mundo. A vida na Universidade, as relações afetivas, as dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia, vínculos e necessidades de inúmeras naturezas, desenham em nós linhas de fuga. Dessa forma, esta oficina visa desenvolver um diálogo sobre fatores de risco e de proteção que, envolvem a depressão e a ansiedade no ambiente acadêmico, com o objetivo de criar frestas de ar para pensarmos o bem viver.

    Método: A oficina consiste em experimentações da arte, da filosofia e da ciência para a expressão de angústias, medos, mas também desejos e possibilidades de respirar aspectos que potencializem a VIDA.

    Modalidade: dois encontros de 3 horas cada com grupo de 15 participantes.

    Datas: 23/10 e 30/10 das 14:30 às 17:30

    Serão disponibilizados certificados aos participantes com 75% de frequência. 

    Coordenação:

    FAE: Professora Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison

    PRAE: Assistente Social Amélia Rodrigues Nonticuri

     

  • Cadastro de digitais – Bolsistas PRAE/Programa Auxílio Alimentação

    Tendo em vista o processo de implementação do controle de acesso biométrico nas três unidades do RU da UFPel, a PRAE informa que todos os bolsistas do Programa Auxílio Alimentação deverão realizar o cadastro de digitais até o final do mês de setembro. Os locais para a realização do cadastro são:
    RU da Rua XV de Novembro (Centro): 8h30min às 10h30min e 14h às 16h30min
    RU do Campus Capão do Leão: solicitar na portaria durante o horário de almoço 

  • ATENÇÃO: COMPROVAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA EM 2017/2

    Todos os alunos que integram o Programa Auxílio Moradia deverão comprovar a utilização do benefício conforme previsto na normatização do Programa e de acordo com o seguinte cronograma:

    INICIAIS DE A a J: DE 18/09 ATÉ 22/09

    INICIAIS DE K a Z: DE 25/09 ATÉ 29/09

    DOC-MORADIA

    Obs: Todos os alunos deverão trazer atestado de matrícula de 2017/2 (o qual não será fornecido pela PRAE).

    Local de entrega: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Rua Almirante Barroso, 1202)

    Horário: Das 8h até às 20h (sem fechar ao meio dia).

    NÚCLEO DE GESTÃO DE PROGRAMAS – CIE

    PRAE – UFPEL

  • UFPel inicia o cadastro do Passe Livre

    O processo de cadastro dos estudantes junto à Metroplan para o acesso ao passe livre iniciará nessa terça-feira (12/09). Para solicitar o cadastro, os estudantes devem acessar o link abaixo, preencher as informações solicitadas e enviar os documentos necessários. Importante observar que há um link para cada situação em que se encontra o aluno junto à Metroplan – Novo cadastro/Renovação Semestral/Renovação Anual -, além da condição de bolsista ou não-bolsista PRAE. As entrevistas serão agendadas a partir de amanhã (13/09).
    A PRAE está negociando com a UEE uma forma de realizar o pagamento da carteirinha estudantil direto para a entidade em caso de aluno bolsista da PRAE. Além disso, para os bolsistas que realizarem a confecção da carteirinha nesse segundo semestre, uma bolsa na forma de ressarcimento será operacionalizada. Nos próximos dias a PRAE publicará informações a respeito dessas questões.

  • LEMBRETE AOS CANDIDATOS COTISTAS SOCIAIS L1, L2, L9 E L10

    As entrevistas agendadas diretamente na PRAE pelos alunos cotistas sociais 2017/2 no dia da matrícula junto ao CRA, se realizarão com assistente social, entre 11 e 15 de setembro do presente na rua Almirante Barroso, nº 1202, Pelotas. É imprescindível comparecer no dia e hora agendada munido dos documentos previstos em edital 013/2017-CRA e com o questionário online preenchido no Sistema Cobalto. O mesmo está disponível  no referido sistema sob o título “Edital Cotas Sociais/benefícios 2017-2”. Maiores dúvidas podem ser direcionadas para o Email: servicosocialprae@gmail.com